Prova de Redação da UFC realizada com tranqüilidade

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Sem ocorrências e num clima de tranqüilidade transcorreu o primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2006 da Universidade Federal do Ceará (UFC), conforme a Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV). Ontem, cerca de 12.183 candidatos classificados na primeira fase, que concorrem a 3.575 vagas, fizeram prova de Redação. A de Conhecimentos Específicos será aplicada amanhã.

Conforme a presidente da CCV, professora Maria de Jesus de Sá Correia, não houve intercorrências na aplicação da Redação. Segundo ela, poucos alunos deixaram de realizar a prova por terem chegado atrasados, mas que ainda não dá para fazer a quantificação dos ausentes. “No próximo ano, implantaremos uma metodologia que mostrará, 15 minutos após o início das provas, quantos alunos faltaram”, disse.

Segundo Maria de Jesus, as provas ocorreram em 21 diferentes locais, agrupando cerca de 3.800 pessoas trabalhando para que o processo seletivo seja bem sucedido. “Desde um datiloscopista, que vem para tirar dúvidas nas identidades dos candidatos, até médicos de plantão, seguranças e fiscais, estão envolvidos no processo”, explica ela, destacando que a preocupação da universidade é também com segurança física do candidato.

O resultado, conforme afirmou, será divulgado o mais breve possível. “Nós temos estratégias para acelerar a correção, sem perder a qualidade”, destaca.

Cerca de 21 alunos portadores de necessidades especiais elaboraram a prova. Portadores de deficiência visual responderam a prova por meio o sistema DOS VOX ou por tradução; outros, com problemas motores, fizeram a prova com assistência especial, além de no hospital ou em casa.

Conforme os candidatos, os três temas abordados foram de fácil desenvolvimento. Conforme Igor Rola, de 19 anos, que está concorrendo a uma vaga no Curso de Ciências Biológicas, escolheu o segundo tema, que era escrever uma carta para uma pesquisadora falando sobre as células tronco. “Até pelo meu curso, foi mais fácil escolher esse tema”, disse.

Já Maria da Paz, que disputa uma vaga para o Curso de Computação, fez a prova em caráter especial por ser portadora de Retinose Pigmentar. “A minha prova foi ampliada para facilitar a leitura e agilidade na resolução, mas não tive nenhuma dificuldade”, explica.

Desde ontem, a CCV disponibilizou a prova de Redação no seu site www.ccv.ufc.br. Amanhã, será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. O candidato deve chegar ao local da prova com uma hora de antecedência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.