Presença dos ônibus articulados ainda é mínima

O Sindiônibus afirma que o número desses coletivos pode ser maior, se houver linhas exclusivas e demanda

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,
Legenda: A linha 200 conta com oito ônibus articulados, pois além de possuir alta demanda opera em vias que possuem faixas e corredores exclusivos para ônibus
Foto: FOTO: KID JÚNIOR

Os usuários do transporte público de Fortaleza estão se queixando da falta dos ônibus articulados que estavam em fase de teste. As reclamações são sobre as linhas 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales e 082 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral. Para agravar ainda mais a situação, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), algumas linhas de veículos articulados já encerraram suas atividades de teste. De acordo com informações no portal da Prefeitura de Fortaleza, até dezembro de 2015, o órgão iria adquirir 40 ônibus articulados, mas até agora apenas oito circulam.

> 10,5% com ar-condicionado

Fabiane Lima, dona de casa, utilizava a linha de ônibus articulado 222, quando os veículos ainda circulavam no Dionísio Torres, mas se surpreendeu com a ausência nos últimos meses. "Eu andava na Aldeota pra comprar nos shoppings. Os ônibus eram bem espaçosos, o que facilitava a entrada com as sacolas. Antes era frequente a passagem deles, hoje ninguém pega mais", destaca. Com a falta dos veículos, a dona de casa diminuiu as idas ao comércio.

De acordo com Antônio Ferreira, presidente da Etufor, as linhas 222 e 082 operaram com os ônibus articulados apenas em caráter experimental. Os critérios para a operação com ônibus articulados dependem da alta demanda das linhas, bem como da possibilidade de uso da infraestrutura de faixas exclusivas e corredor exclusivo para ônibus.

Segundo o gestor, atualmente, a linha 200 conta com oito ônibus articulados, pois, além de possuir alta demanda opera em vias que possuem faixas exclusivas e corredor exclusivo para ônibus. Em breve, a linha 222 passará a operar nas estações da Avenida Bezerra de Menezes com veículos da classe "pesado" munido de portas à esquerda.

Conclusão

Os veículos interligam os bairros Antônio Bezerra e Papicu e terá sua frota reprogramada com veículos pesados e articulados com ar após a conclusão das obras do Corredor Antônio Bezerra/Papicu, na Av. Engenheiro Santana Jr. Outro corredor de transporte que brevemente iniciará suas obras é o Corredor Messejana/Centro que também possuirá linha operada com uma frota de veículos articulados.

Sindiônibus

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, contou que "as empresas têm oito veículos articulados. Estes podem aumentar no futuro se houver corredores exclusivos com linhas que tenham demanda e características para estes veículos, mas não há a previsão de quantidade ou quando. Já os ônibus com ar-condicionado estão sendo incluídos no sistema e não têm linhas fixas. A diretriz é priorizar onde há faixas exclusivas".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.