Prefeitura entrega quiosque do Projeto Leitura na Praça a crianças do Cocó

A região é a segunda da Regional II a receber o projeto

Legenda: Na inauguração do 18º quiosque do projeto Leitura na Praça e da ação "Tapete Literário" teve muita diversão e contação de histórias
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou o 18º quiosque do Projeto Leitura na Praça, na Capital. O evento aconteceu na manhã deste sábado (11), na Praça Francisco Rodrigues Sancho, no bairro Cocó (Regional II).

Durante o evento, uma ação da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, famílias do Cocó conferiram uma programação cultural diversificada com contação de histórias, conduzida pela atriz e contadora de história  Nadia Aguiar,  apresentação de palhaços, música, feirinha de produtos orgânicos e o lançamento do "Tapete Literário". 

Com o objetivo de despertar o interesse das crianças e adolescentes pelos livros, o projeto Leitura na Praça já está presente em todas as regionais de Fortaleza. 
Os 18 espaços  entregues são  compostos por livros infantojuvenis, com títulos variados que abordam temas, a exemplo de solidariedade, ecologia, cidadania, sonhos e criatividade.  Conforme a coordenadora do gabinete da Primeira-dama, Márcia Dias, "ao todo, serão instalados 60 quiosques em áreas públicas da cidade".

Legenda: A criançada explorou os diversos temas literários disponíveis no quiosque da Praça Francisco Rodrigues Sancho, no Cocó
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

Os livros ficam disponíveis para uso exclusivo no espaço do projeto. Eles serão distribuídos nas sete regionais e administrados pela própria comunidade. A Associação dos Amigos da Praça Francisco Rodrigues Sancho (Aprosa) que já cuida da praça e coordena a ação “Tapete Literário”,  também adotará o quiosque e será responsável pela funcionalidade do projeto Leitura na Praça. 

De acordo com a diretora da Aprosa, Margarida Mota de Oliveira, a Associação  tem o propósito de melhorar a convivência e movimentar a praça com os moradores do entorno. "Por isso apostamos na parceria do projeto Leitura na Praça com o  “Tapete Literário" , que consiste na exposição, troca, doação e empréstimos de livros de diversos gêneros, como forma de agregar valor a nossa praça e no desenvolvimento intelectual das nossas crianças", destaca Margarida.

 A iniciativa da primeira-dama conta com a parceria da  Associação dos Amigos da Praça Francisco Rodrigues Sancho (Aprosa) conta com apovação da população. A administradora Luana Costa levou os filhos, os gêmeos, André Luiz e Ana Lis de 4 anos  e  os sobrinhos, Miguel, 3 e Maia, 4 para aproveitarem a manhã literária. 

Legenda: Quem acompanhou a entrega do equipamento pode conferir uma vasta programação cultural
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

"Moro no entorno da praça e acho a iniciativa muito louvável. Esse contato com a literatura, com o universo da imaginação faz toda a diferença no desenvolvimento intelectual da criança. Temos essa prática em casa, eles chegaram e foram logo manuseando os livros. Acho que faremos bom uso desse espaço aqui na praça", revela Luana Costa.

Na Praça Francisco Rodrigues Sancho, localizada no Bairro do Cocó, o projeto Leitura na Praça funcionará  de acordo com os dias e horários mais solicitados pela população. "Inclusive esperamos contar com a ajuda de voluntários nos horários de funcionamento", convoca Margarida Oliveira. 

Já o "Tapete Literário" será uma ação mensal e acontecerá sempre no segundo sábado de cada mês, de 9h às 12 horas. Nos encontros, a criançada será recebida com contação de histórias e escuta psicológica.
 

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?


Redação 30 de Setembro de 2020