Pontos icônicos de Fortaleza viram arte nas mãos de mulheres em mostra itinerante de bordado

Apresentados na Praça Luíza Távora neste sábado (4), os trabalhos vão ocupar outros espaços públicos da cidade

Escrito por Redação ,
Legenda: Estátua de Iracema, na Messejana, foi retratada para exposição
Foto: FOTO: WOLNEY BATISTA

Uma árvore da Praça Luiza Távora, na Aldeota, testemunhou a construção de uma declaração de amor de um grupo de mulheres para Fortaleza. Embaixo dela, cerca de 20 bordadeiras se encontraram mensalmente, durante um ano, para reproduzir em pano e linha lugares marcantes da cidade.  

Do trabalho surgiram telas com ricos detalhes de monumentos como a estátua Iracema Guardiã, a Coluna da Hora, da Praça do Ferreira, e os prédios do Estoril, Mercado Central e colégio Imaculada Conceição. As 19 obras produzidas foram expostas neste sábado (4), na mesma praça que abrigou toda a trajetória das artesãs.

Legenda: Sentadas no meio da praça Luíza Távora, bordadeiras ainda concluíam obras durante a exposição
Foto: FOTO: WOLNEY BATISTA
 

"A escolha do que iria fazer ficou a critério  da afetividade de cada uma, o que trazia uma recordação boa da cidade", detalha Iara Reis, uma das integrantes do grupo de bordado Entrelaçadas. Nascida no Maranhão, ela se mudou para Fortaleza há duas décadas e se revela uma apaixonada pela "Terra da Luz"."Quem conhece aqui não quer morar em outro lugar do mundo", derrete-se. O reflexo de tanta admiração foi estampada em uma obra que reúne mais de 10 cartões-poistais como o estádio Castelão e a Ponte Metálica. 

A cearense Paula Monteiro herdou o talento para bordar de uma tia, mas se distanciou da arte ao longo da vida. Agora, a professora aposentada se reencontrou com o artesanato e faz parte do grupo há três anos. 

Ela escolheu a estátua de Iracema para marcar o afeto pelo Messejana, bairro onde nasceu. "Meu pai levava a gente ainda criança para tomar banho lá e até hoje eu continuo a ir para a feira aos domingos", conta. 

Legenda: A psicóloga Carla Nogueira visitou e elogiou o tema da exposição
Foto: FOTO: WOLNEY BATISTA

A psicóloga Carla Nogueira visitou a exposição na praça e elogiou o tema. "Estou achando tudo lindo. Principalmente por ser lugares que a gente está acostumado a ver e tem uma relação afetiva". 

A mostra será exposta no Cineteatro São Luiz, no Centro, no próximo sábado (11), a partir das 10h. Na programação, ela passará ainda pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, na Jacarecanga, e, em seguida, no Shopping Benfica. 

Assuntos Relacionados