Organização civil premia Fortaleza pelo sistema de bicicletas compartilhadas

Inovação e inclusão do projeto foram aspectos apontados como inspiração para outras cidades do país, como Niterói

A Transporte Ativo, organização da sociedade civil que promove o uso da bicicleta como meio de transporte, premiou a Prefeitura de Fortaleza como a cidade mais inspiradora em compartilhamento de bicicletas do Brasil. A honraria foi entregue durante o evento "Oficina sobre Bicicletas Públicas e Compartilhadas", no Rio de Janeiro.

Técnicos e gestores de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Vila Velha e Porto Alegreque estiveram presentes. Os municípios também detêm sistemas de bicicletas compartilhadas. Possuindo quatro sistemas de compartilhamento de bicicletas (Bicicletar, Mini Bicicletar, Bicicleta Integrada e Bicicletar Corporativo), a capital cearense ganhou o prêmio pelo êxito da política cicloviária.

Luís Alberto Saboia, secretário executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e responsável pela execução do programa, ressalta que "o prêmio constitui mais uma autenticação do avanço da ciclomobilidade compartilhada em Fortaleza, que continua em expansão, agora para novas regiões da Cidade". Foram levados em conta os aspectos inovadores e inclusivos dos sistemas cearenses, apontados como inspiradores para outras cidades, como Niterói, que incluiu em seu plano de mobilidade requisitos de um sistema semelhante ao Bicicleta Integrada.

O prêmio suscede a divulgação da ampliação do sistema Bicicletar pela Prefeitura de Fortaleza. A primeira etapa está prevista para até fevereiro de 2019.


Assuntos Relacionados