Ônibus de Fortaleza terão ar-condicionado

A partir do dia 1º de dezembro, todos os novos coletivos que entrarem em circulação serão climatizados

Escrito por Redação ,
Legenda: Pesquisa da Etufor indicou que 43% dos usuários de transporte público consideram a climatização o principal atributo do conforto
Foto: Foto: Bruno Gomes

Em 2020, todos os ônibus que circulam na Capital vão ter ar-condicionado, revelou, na manhã de ontem, o prefeito Roberto Cláudio. A expectativa é que, a cada ano, pelo menos 12,5% da frota possa ser substituída por veículos que possuam esse equipamento. As mudanças fazem parte do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (Paitt).

A iniciativa começou a tomar forma desde que uma pesquisa realizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), no ano passado, apontou que 43% dos usuários de transporte público consideram a climatização o principal atributo de conforto. A partir de dezembro deste ano, todo novo veículo adquirido pelas empresas deverá contar com o dispositivo.

Se o governo municipal fosse esperar até o último ônibus fazer a permuta, a implantação do equipamento dos coletivos levaria sete anos e meio, explicou Roberto Cláudio. Por isso, foi feito um acordo para reduzir esse período para, no máximo, seis anos. "Com a exigência de a cada ano pelo menos 12,5% da frota seja atualizada", frisou o prefeito da Capital.

Ele destacou que a determinação era necessária porque, sem isso, haveria anos com apenas 5% da renovação da frota e outros com 30%, por exemplo. "Isso acabaria empurrando o investimento do concessionário privado para o fim dos seis anos".

Dezembro

O gestor ainda destacou que a partir do dia 1º de dezembro, todos os novos coletivos que forem entrar em circulação nas vias da cidade já devem possuir o ar-condicionado.

"Todos os coletivos que estão entrando na frota agora, antes de dezembro, vão ter que sair em seis anos. Vamos dizer que tenha um ônibus que tenha entrado supostamente em novembro deste ano. Esse será o último a ser trocada, em 2020, por um que tenha ar-condicionado", explicou o prefeito.

A expectativa de Roberto Cláudio é que pelo menos 25% dos veículos já estejam com a novidade implantada nos próximos dois anos. "No final de 2016, no fim do nosso mandato, já terão dois anos dessa regulamentação valendo e, por isso, 1/4 da frota já vai estar com ar-condicionado".

Os primeiros veículos adquiridos iniciarão sua circulação nas ruas e avenidas onde foram implantadas as faixas exclusivas, como o Corredor Antonio Bezerra/Centro.

Esse corredor ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro da cidade, num percurso total de 8,2 Km, e tem previsão de conclusão para o este mês de novembro. O corredor Antônio Bezerra /Centro é apenas a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá uma extensão de 17,4 Km, contará com um investimento total de R$ 187 milhões.

Articulados

Os primeiros coletivos com ar-condicionado a circular na Capital são os ônibus articulados. Desde outubro, eles funcionam comercialmente em caráter experimental na linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral. Ao todo, oito novos equipamentos semelhantes a esse foram adquiridos pelas empresas para circular no corredor Antônio Bezerra/Centro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.