Ocupação em leitos de UTI Covid-19 para adultos chega a 95,26% em Fortaleza

Já nas enfermarias exclusivas para o acolhimento de pacientes contaminados a ocupação é de 80,94%

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
uti covid-19
Legenda: Complicações de Covid-19 pressionam sistema de saúde público e privado
Foto: Helene Santos

Um dia após o governador Camilo Santana ponderar que o atual cenário epidemiológico da Covid-19 demanda atenção, a taxa de ocupação de adultos hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegou a 95,26%, em Fortaleza. O indicador foi atualizado às 7h04 desta segunda-feira (8) na plataforma IntegraSUS.

Das 11 unidades hospitalares com leitos de UTI ativos na Capital que informaram para a plataforma, três estão com capacidade máxima de pacientes. São elas: Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, Hospital Uniclinic e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).  

Nesse domingo (7), o chefe do Executivo estadual alertou que a ocupação dos leitos exclusivos para o atendimento de infectados "está aumentando de forma considerável" nas redes pública e particular de saúde. 

"O nosso Hospital Leonardo da Vinci, por exemplo, já tem o triplo de leitos de UTI do que tinha há dois meses, e a ocupação vem chegando perto do limite", pontuou.

Veja também

Panorama

Os dados do IntegraSUS ilustram a preocupação do governador. Das 96 acomodações de UTI do Leonardo da Vinci, 92 estão com pacientes atualmente, isto é, 95,83% do total. Na sequência aparecem o Hospital Otoclínica (95,45%), Instituto Dr. José Frota (90%), Santa Casa (87,5%), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (82,35%) e Hospital Infantil Albert Sabin (80%).

As enfermarias também apresentam alto volume de internados, com 80,94% de alas ocupadas. Apenas o HSJ atingiu 100% do limite de leitos. Contudo, outras unidades se aproximam da marca, como o Leonardo da Vinci (96,88%), Hospital Geral de Fortaleza (95,45%) e Otoclínica (90,48%).

"Até que a imunização chegue a todos os cearenses, só há uma forma de evitar a multiplicação de casos: a prevenção. Nada é mais importante que a vida", frisou Camilo, em publicação nas redes sociais.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.