Obras de revitalização na Cidade das Crianças e Praça Coração de Jesus são iniciadas

Devido a pandemia, o calendário de obras que foram anunciadas ainda no início do ano foi alterado

Escrito por Redação ,
Obras na Cidade das Crianças e Praça do Coração de Jesus já iniciaram
Legenda: Obras na Cidade das Crianças e Praça do Coração de Jesus já iniciaram
Foto: Helene Santos

As obras de revitalização da Cidade das Crianças e da Praça Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, foram iniciadas nesta segunda-feira (22). Os espaços públicos devem passar por uma recuperação, tendo troca de pisos, nova urbanização e instalação de equipamentos de lazer. De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as obras devem durar cerca de 12 meses e estão orçadas em R$ 8,4 milhões.
 
Anunciadas no início de janeiro pela Prefeitura, as intervenções nas duas praças do Centro tiveram de ser adiadas devido à pandemia do coronavírus. Além delas, outras áreas contempladas pelo pacote de R$ 40 milhões para revitalização de espaços urbanos seriam a Lagoa da Viúva, no Bom Jardim, o parque Passaré, pertencente ao Zoológico Municipal Sargento Prata, e o projeto Beira Rio, na Barra do Ceará. 

Segundo a secretária da Seinf, Manuela Nogueira, devem ser feitas verificações das estruturas da Cidade das Crianças, marcações e planejamentos para que, na próxima semana, os serviços comecem a ser realizados. Nesta quarta-feira (24), parte do piso do local já tinha sido retirado. É previsto a instalação de pisos e calçadas novas com itens de acessibilidade. Também serão adicionados novos mobiliários urbanos, iluminação e projeto paisagístico. O local deve ser interditado nos próximos dias.

Até agosto, as obras devem ser focadas neste espaço interno, para só então englobar também a praça Coração de Jesus e o mini terminal de ônibus que funciona ao lado. “Não tem uma divisão de etapas fixas, nós vamos verificando mês a mês. Até agosto, o foco será na Cidade das Crianças, mas isso é muito dinâmico”, diz Manuela. A secretária afirma que o objetivo é entregar a obra apenas de forma completa, mas é provável que até o fim de 2020 algumas etapas das praças já podem estar prontas. Ela garante que qualquer interdição de vias ou mudanças no fluxo do terminal durante as obras devem ser anunciadas com antecedência.

Projeto arquitetônico


 
O projeto que deve ser implantado nas duas praças foi fruto de um Concurso de Ideias promovido pela Prefeitura em 2018. O ganhador, o arquiteto Carlos Yuri Nobre, planejou melhorias para os espaços já existentes nos locais e sugeriu a criação de outros equipamentos para a população, como cafeterias, um bicicletário, prédios de administração para a Guarda Municipal e um Memorial da Liberdade, em alusão a libertação dos escravos no Ceará e também a um dos primeiros nomes da Cidade das Crianças. Além disso, um corredor cultural e comercial na área das duas praças deve ser construído.
 
Para Manuela, o projeto também procura “não perder a essência do que sempre foi o local”, quando inclui espaços lúdicos para as crianças. As chamadas “ilhas pedagógicas” serão sete equipamentos que estimulam diferentes áreas do conhecimento infantil, como a musicalidade, a lógica, a linguística e a coordenação motora. Manuela explica que a ideia é construir um ambiente seguro para famílias voltarem a levar crianças para ocupar o Centro.
 
Outras obras
 
Com contratos assinados e processo licitatório finalizado, as obras do projeto Beira Rio, na Barra do Ceará, e na Lagoa do Mondubim devem iniciar em julho. A secretária afirma que, devido aos prazos afetados pela pandemia, as obras anunciadas em janeiro devem começar no início do segundo semestre. O projeto Beira Rio consiste em revitalizar a orla do Rio Ceará, com intervenções no calçadão, quadras de areia, iluminação, área de contemplação e academia ao ar livre. A obra também deve durar 12 meses. A praça Santiago também deve ser incluída no projeto, ganhando quadra poliesportiva e mobiliários urbanos.
 
A Lagoa do Mondubim, assim como a Lagoa da Viúva, devem receber novas calçadas no entorno, iluminação e projeto paisagístico novo. Já o parque Passaré também deve receber calçamento e iluminação, além de um cercamento do entorno para melhorar a segurança e um píer sobre a Lagoa do Passaré para a prática de pesca e passeios de pedalinhos.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados