Nova Estação do Metrô já está funcionando

A nova parada para os trens do Metrô, na Parangaba, assim como as demais, funcionará das 5h30 às 19h

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Os fortalezenses que utilizam o metrô como meio de transporte têm à disposição um novo espaço para embarque e desembarque. Na manhã dessa segunda-feira, foi inaugurada e aberta ao público a Estação Juscelino Kubitschek, localizada entre a Avenida João Pessoa e a Rua Alagoas, no bairro Parangaba. A JK é 19ª estação da Linha Sul, que transporta cerca de 19 mil passageiros por dia na Capital, segundo destacou o governador do Estado, Camilo Santana, durante solenidade de inauguração.

A nova parada para os trens do Metrô fica entre as estações Couto Fernandes e Parangaba, e, assim como as demais, funcionará das 5h30 às 19h. De acordo com o governador do Estado, entretanto, o horário deverá ser ampliado, inicialmente, em uma hora, encerrando às 20h, e, posteriormente, em duas horas, seguindo até as 21h. Após concluída, a Linha Sul do Metrofor contará com 20 estações ligando o Centro de Fortaleza até o Município de Pacatuba, a 25Km da Capital. O percurso completo, partindo da Estação José de Alencar, no Centro, até a Pacatuba, dura cerca de 35 minutos, segundo o Metrofor.

Para conclusão da Linha Sul, porém, ainda é necessária a retomada das obras da Estação Padre Cícero, paralisadas após um problema administrativo com a empresa responsável pela construção. Segundo o presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, cerca de 60% da estrutura estão concluídos, mas "será necessário abrir uma nova licitação", esticando o prazo de finalização para o segundo semestre de 2018.

Em relação à Linha Leste do Metrofor, que deve ligar o bairro Jacarecanga ao Edson Queiroz, ainda não existe prazo definido para retomada das obras. A principal causa do travamento da construção, iniciada em 2014 e paralisada sem avanço, está no bloqueio de repasses por parte do Governo Federal, segundo Camilo Santana.

"Temos R$ 1 bilhão garantido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas dependemos do Governo Federal para que haja liberação. É preciso que ele cumpra a obrigação em relação aos recursos. A gente quer bom senso", critica o governador cearense. Cerca de R$ 110 milhões já foram investidos para implementação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

Integração

Além da Estação JK, outra novidade anunciada por Santana foi o início do funcionamento de um trecho do ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo o governador, até o próximo mês, será aberto o período de operação assistida, quando as estações abrirão gratuitamente aos passageiros. Por enquanto, apenas as estações entre Parangaba e Avenida Borges de Melo serão abertas ao transporte da população.

Para complementar os benefícios aos usuários do transporte metroviário, os governos estadual e municipal planejam implantar a integração entre as linhas de ônibus urbanas de Fortaleza e o metrô, medida que, para Eduardo Hotz, "ainda é um desafio. É necessário que o número de trens seja ampliado, porque ninguém vai querer sair de um ônibus e passar 20 minutos esperando outro transporte", avalia o presidente do Metrofor.

O intervalo de partida dos trens da Linha Sul é de 20 minutos, mas, segundo Camilo Santana, "a meta é diminuir de imediato para 17 e, com o avanço do sistema, para nove minutos". A apesar da espera ainda longa, é uma das vantagens destacadas pelos usuários.

"Todo dia levo minha neta à escola e demoro uns 40 minutos pra chegar de ônibus, por causa do trânsito. Agora, vou economizar tempo", relata a dona de casa Edilene Silva, 56, que mora próximo à Estação JK. O percurso entre o novo equipamento e a Estação José de Alencar, no Centro, é feito em aproximadamente nove minutos. (Colabotou Theyse Viana).