Morre o memorialista Christiano Câmara

Ele estava internado desde o dia 28 de fevereiro no Hospital Monte Klinikum

Escrito por Redação ,

Fortaleza perde um de seus pesquisadores e memorialistas mais importantes. Faleceu, aos 81 anos de idade,  na madrugada desta terça-feira (22), Christiano Câmara. Sua morte ocorreu por volta de 1h45min da madrugada no Hospital Monte Klinikum, no bairro Meireles, devido à complicações nos pulmões e no coração. Ele também era colecionador, historiador e crítico musical e de cinema, além de sobrinho do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Deixa um grande acervo em sua residência, no Centro da cidade.

Christiano estava internado desde o dia 28 de fevereiro, quando seu quadro clínico piorou. O velório do pesquisador ocorre na funerária Ternura até às 15h30 desta terça-feira (22). Por um desejo de Christiano não está ocorrendo missa, apenas músicas que ele gostava estão sendo tocadas. O sepultamento acontece a partir das 16h30, no Cemitério São João Batista.

Nota Secult: "um dos maiores pesquisadores de todo o Brasil"

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio de uma nota assinada pelo secretário Fabiano dos Santos, manifestou profundo pesar pela perda do grande pesquisar, memorialistas, colecionador, debatedor e, principalmente, do ser humano Christiano Câmara. "Um dos maiores pesquisadores de todo o Brasil, quanto aos temas da história, da cidade, do cinema, da música, das revistas.

Conforme o comunicado, o secretário diz "Christiano Câmara, referência internacional para pesquisadores e historiadores, fará falta principalmente a quem se acostumou com seu sorriso e sua testa franzida, na retórica apaixonada que foi sua maior marca, entre as coisas que com ele aprendemos nos discos, filmes, revistas, fotogramas repartidos e, sim, mais recentemente, nos arquivos da "Infernet", como dizia. Sem a voz de Christiano a bradar em alto volume, quixote contra os moinhos de um mundo de memória curta, nos resta a saudade, vestida de silêncio".

Nota Secultfor: "seu maior legado será sempre esse, o maior pelas coisas"

Já Magela Lima, secretário da Cultura de Fortaleza também lamentou a morte do memoralista.

"Seu Christiano Câmara foi um apaixonado. Amou incondicionalmente a música e o cinema, de quem se tornou um dos mais festejados guardiões; amou o tempo, a quem tanto lhe fazia referência; amou Fortaleza, cidade que nunca abriu mão de viver intensamente; amou sua legião de amigos, a quem se fez mestre; e amou sua Douvina, companheira de uma vida toda, a quem seduzia dia após dia com bilhetinhos românticos. Seu maior legado será sempre esse, o maior pelas coisas, em particular pelas coisas da arte, pelos lugares que o habitavam e pelas pessoas com quem construiu seus lindos 80 anos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.