Missa de Lava-Pés abre solenidades da Páscoa

Em celebração realizada nesta quinta-feira na Catedral, arcebispo destacou a mensagem de amor transmitida por Jesus

Escrito por Ranniery Melo ,

Relembrando o momento da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, a Igreja Católica deu início ontem ao Tríduo Pascal, ou seja, as celebrações nos três dias que antecedem a Páscoa. A Catedral Metropolitana de Fortaleza realizou, na noite desta quinta-feira (2), a tradicional Missa de Lava-Pés

Durante a cerimônia, 12 jovens foram escolhidos para representar o papel dos discípulos que estiveram com Jesus no dia anterior à sua morte, enquanto o Arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, assumiu o posto do filho de Deus, lavando e beijando os pés de cada um dos jovens, tal qual descrito nos evangelhos. 

O sentido da ação simbólica foi explicado pelo arcebispo, que destacou a mensagem de amor e serviço transmitida por Jesus. “Lavar os pés uns dos outros é o sinal mais profundo de alguém convertido no amor. Primeiro nós precisamos que Deus lave os nossos pés, ou seja, tire nossa sujeira, nossos pecados, egoísmos e segundas intenções, para recebê-lo com o coração puro e verdadeiro, tendo o único interesse de acolher o amor de Deus e amar a todas as pessoas, sem distinção, até aos inimigos. Por isso Jesus lava os pés dos discípulos”, explica Dom José Antônio. 

O bispo coloca ainda que a ação de Jesus busca simbolizar a igualdade de todas as pessoas perante o amor de Deus. “Isso é o amor. Não existe mais o grande servido e o pequeno que serve. Todos servem e são servidos porque são irmãos que vivem no amor de Deus. Diante deste, amor não existem irmãos maiores que outros, todos são livres e unidos. É por esse motivo que Jesus nos manda continuar lavando os pés uns dos outros”. 

Os jovens escolhidos para representar os apóstolos se mostravam conscientes do papel e da mensagem pregada pelo momento. Um deles, Rafael Monteiro, 25, acolheu com alegria o convite para participar da cerimônia. “Nesses dias a gente vai vivendo a dinâmica dos apóstolos que estiveram com Jesus e puderam experimentar, estar na última ceia com seu mestre. Representar os apóstolos é exatamente reviver esse momento com Jesus e fazer parte do mistério pascal, ao mesmo tempo estar com dom José Antônio, que é o nosso pastor, fazendo o papel de Jesus. Então, viver esse momento como Igreja, hoje, pra mim, é muito especial”, afirma.

A Semana Santa terá ainda outros rituais relembrando a morte e ressurreição de Cristo. A Catedral realiza, amanhã, a Celebração da Paixão do Senhor, onde acontece o momento do beijo na cruz. Além disso, haverá ainda a Procissão do Senhor Morto, nas ruas próximas à Catedral. 

Vigília Pascal

No sábado, dia de espera e introspecção, a Igreja celebra a Vigília Pascal, que recomenda-se ser realizada durante a noite, mas não antes do anoitecer ou da aurora de domingo. Por fim, a missa solene de Páscoa e a Procissão do Cristo Ressuscitado comemoram o momento mais importante da Igreja Católica, abrindo o período de 50 dias que Cristo ainda permaneceu na terra. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.