Mesmo sem autorização, Feira de Artesanato da Av. Beira Mar volta a funcionar, em Fortaleza
As feiras livres ainda não têm permissão para voltar, de acordo com o último decreto de isolamento social, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE)
Mesmo sem autorização do governo estadual, alguns boxes da Feirinha de Artesanto da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, voltaram a funcionar nesta segunda-feira (17). Visitantes e fortalezenses foram vistos no início da noite pesquisando e comprando produtos no local , situado em um trecho do calçadão da Praia do Náutico.
As feiras livres ainda não têm permissão para voltar a funcionar, de acordo com o último decreto de isolamento social, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no sábado (15).
> Feirinha da Beira Mar volta para área próxima ao Náutico, mas permanece fechada durante pandemia
A reportagem do Sistema Verdes Mares esteve no local e flagrou clientes andando pelos corredores entre as barracas, alguns sem respeitar o distanciamento e também sem o uso da máscara, obrigatória nos espaços públicos da capital cearense. Durante o período em que a reportagem passou na feira, não foi registrado nenhum tipo de fiscalização.
Em nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou que está realizando abordagem orientativa aos feirantes que estão com boxes funcionando na Av. Beira Mar para alertá-los acerca da proibição do funcionamento de feiras, conforme determinações dos decretos estaduais e municipais de enfrentamento à Covid-19.
A Agefis reforçou ainda que as feiras não estão permitidas e a irregularidade pode resultar em multa e apreensão do material comercializado.
Mudança de local
Desde agosto do ano passado, a feira estava funcionando provisioriamente em um espaço situado no Aterro da Praia de Iracema por causa do avançao das obras de requalificação da área. As obras devem ser entregues até o final deste ano.
No final de julho, as barracas voltaram para o seu lugar de origem, próximo ao Clube do Náutico, porém ainda de forma provisória pois ela ficará alocada em um parte do novo calçadão, situada entre o espigão da Avenida Desembargador Moreira e a Rua Nunes Valente, em frente ao Hotel Praiano. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, 661 comerciantes atuam na feirinha.