Mesmo durante a pandemia, apadrinhamento de crianças e adolescentes em abrigos continua

Os padrinhos em potencial podem fazer o cadastro de forma online; a análise dos candidatos acontece em uma reunião por videoconferência

Escrito por Redação ,
Várias crianças esperam a oportunidade de ganhar um novo lar
Legenda: Várias crianças esperam a oportunidade de ganhar um novo lar
Foto: Viviane Pinheiro

Crianças e adolescentes dos 21 abrigos de Fortaleza podem ser apadrinhados, mesmo durante a pandemia. Desde 2015, a iniciativa permite que jovens, em sua maioria os que não se enquadram nos perfis mais procurados para adoção, possam ter uma convivência familiar e comunitária. Por causa das medidas de proteção à Covid-19, o processo de cadastro para apadrinhar passou a ser feito completamente online.  

O projeto é dividido em três possibilidades: afetivo, financeiro e prestação de serviços. No afetivo o padrinho deve se comprometer em desenvolver laços, estando presente na unidade de acolhimento e integrando a rotina da criança. O financeiro atende às necessidades do acolhido, desde estudos e atividades extracurriculares, eventual tratamento médico, odontológico ou qualquer outro associado à saúde física e mental. E o último, prestação de serviços, permite atividades em que o voluntário tem conhecimento técnico, podendo ser realizado, inclusive, por pessoa jurídica. 

Segundo o defensor público Adriano Leitinho Campos, titular da 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude da Cidade de Fortaleza, o padrinho ou a madrinha podem escolher o perfil da criança que será agraciada, como também o tipo de apadrinhamento.  

Com a pandemia, o atendimento presencial na Defensoria Pública e no setor de apadrinhamento, localizado no Fórum Clóvis Beviláqua, passaram a acontecer em ambiente virtual. Quem se interessar pelo projeto, deve entrar em contato pelo telefone 85 3488.6002 ou por e-mail – apadrinhamento @tjce.jus.br. A análise dos candidatos acontece em uma reunião por videoconferência.  

Durante este período, os padrinhos afetivos têm permissão para levar os afilhados para casa. Essa é outra medida de proteção contra o coronavírus que possibilita a diminuição de aglomerações nas unidades e evita que a criança esteja mais exposta. “É até preferível, se a gente conseguir colocar ela em uma família, vamos conseguir uma maior segurança”, informa o defensor. 

No entanto, Adriano destaca que apadrinhar não envolve a guarda das crianças e nem está relacionado ao processo de adoção. Quando determinado, a criança deve voltar à sua rotina normal no abrigo, e para que não haja traumas, ela e o responsável serão acompanhados por psicólogos. "Há toda uma preparação na cabeça da criança e do padrinho. Ele tem que ter consciência que não poderá adotá-la, salvo se entrar no Sistema Nacional de Adoção. E não pode passar na frente de quem já está na fila”, explica. 

Porém, o defensor público ressalta que o projeto também objetiva estimular a busca pela adoção. “E a gente vem conseguindo. Eles começam a conhecer a criança e acabam solicitando a inclusão no Sistema Nacional de Adoção”. 

Relação em tempos de pandemia    

Com a continuidade do apadrinhamento durante a pandemia do novo coronavírus, as mudanças não são observadas apenas do cadastro. A solução para substituir as visitas presenciais são as vídeo chamadas ou ligações telefônicas. O que vale é não perder o contato. 

É o que faz a juíza de paz, Fernanda Cabral. Ela é voluntária da Associação Madre Paulina há sete anos e, como conquistou uma relação afetuosa com todas as crianças, não conseguiu apadrinhar apenas uma. “Quando eu comecei a frequentar a associação eu tive interesse de ser madrinha afetiva de uma criança, mas eu vi que não ia dar certo porque estava muto apegada às crianças e elas a mim. Resolvi fazer prestação de serviços e todas são minhas afilhadas”, detalha. 

A participação de Fernanda, que envolvia contação de histórias, montagem de teatrinho e aulas de artesanato, agora acontece de forma virtual. O ambiente de interação pode ter mudado, mas engana-se quem pensa que o relacionamento com os jovens sofreu alguma alteração. “Eu tenho um amor muito grande por todas as crianças. Eu converso com as adolescentes, dou esse apoio, mostro que são muito queridas e que podem ser felizes mesmo nesse contexto. Eu converso muito sobre estudos também, que é muito importante”, afirma. 

Como o apadrinhamento da juíza de paz também envolve responsabilidades materiais, ela conta que faz parte de grupos que ajudam nas doações de mantimentos para a associação e pede ajuda a um dos filhos, que é médico, para examinar as crianças quando necessário. “Eu ajudo com o que eu posso. Quero que elas tenham uma referência de vida, não quero que se sintam menores que os outros só porque estão no abrigo”, finaliza. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados