Manifestações bloqueiam ruas e avenidas de Fortaleza nesta quinta-feira (28)

Pelo menos quatro grandes vias tiveram circulação de veículos impedida

Escrito por Redação ,

Manifestantes favoráveis ao Governo Dilma Rousseff, membros do sindicato dos trabalhadores da indústria da construção civil - contrários à gestão da petista -, e professores da rede estadual de ensino realizaram protestos nesta quinta-feira (28) em vários pontos de Fortaleza. Eles  bloquearam vias e se concentram em frente a prédios públicos. Internautas já registraram ações na Av. Santos DumontAv. José Bastos, no Palácio Abolição e na rodovia BR-116. Não há confirmação sobre a vinculação dos atos.

Na Av. Santos Dumont, trabalhadores da construção civil se concentraram próximo à rua João Cordeiro e saíram em caminhada. A reivindicação era em relação ao dia nacional contra os acidentes de  trabalho nos canteiros de obras. Após caminhada, o grupo ocupou a Praça Portugal, onde houve uma assembleia. Segundo a organização, cerca de 1.500 pessoas compareceram.

O Sinduscon-CE (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará) informou, em nota, que o diálogo está aberto com a categoria e que "a negociação da convenção coletiva está em curso, já tendo ocorridas cinco rodadas, intermediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)". 
 

"O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STCCRMF) insiste numa pauta fora da realidade econômica do país, com 15% de reajuste salarial, além de auxílio combustível, estacionamento nas obras, plano de saúde, auxílio creche e feriado do Dia da Construção Civil. A proposta do Sindicato das Construtoras é de 8% de reajuste salarial", acrescenta.

Sobre o número de acidentes de trabalho, o Sinduscon-CE reforça que houve queda no índice percentual, "apesar de sofrerem forte influência dos acidentes de percurso, que refletem a insegurança no trânsito e fogem da ingerência dos empregadores".
 
Trânsito Diário: acompanhe tráfego em tempo real por Fortaleza e notícias 
 
Professores

O entorno do Palácio Abolição também foi ocupado por um protesto de professores estaduais em greve. A concentração da categoria no local começou por volta das 9h e as informações são de que uma comissão seria recebida ainda hoje.  Segundo Anísio Melo, presidente da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais Ceará (Apeoc), os professores devem se dirigir, ainda hoje, à Assembleia Legislativa.

Na Av. José Bastos, membros do Movimento dos Sem Terra (MST) se concentraram em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Já na BR-116, no KM 8, sentido praia-sertão, manifestantes fecharam a via com pneus incediados, provocando um grande congestionamento. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi o responsável pelo protesto. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito foi normalizado às 8h15.

Manifestações seguem pelo Brasil

O MTST confirmou nesta quinta que há 14 bloqueios organizados só em São Paulo.  Além disso a frente prepara bloqueios em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.