Lua cheia alaranjada chama atenção em Fortaleza

O fenômeno trata-se de um eclipse penumbral.

Lua cheia
Legenda: Lua cheia em tom alaranjado chamou atenção em Fortaleza no início da noite desta sexta-feira (5)

A lua apareceu diferente em Fortaleza nesta sexta-feira (5) para quem reparou no céu logo no início da noite. Em sua fase cheia, o astro parecia estar ainda maior e com um tom alaranjado. 

O fenômeno trata-se de um eclipse penumbral, como esclarece o astrônomo Dennis Weaver. Segundo ele, aqui em Fortaleza a aparência da lua foi mais discreta, logo nos primeiros momentos da noite e, que em alguns casos, poderia até ser invisível ao olho humano. 

A Agência Espacial Norte-Americaca (Nasa) conta que o tom mais avermelhado resultou na denominação popular como "Lua Vermelha", que marca o início da colheita de morangos no hemisfério norte. O eclipse pode ser visto com maior visibilidade em alguns pontos da América do Sul, na Ásia, na Europa e na Austrália. 

Mesmo aparecendo de forma mais discreta em Fortaleza, ainda houve quem fosse visualizar o fenômeno na extensão da Praia de Iracema, desrespeitando o decreto de isolamento social que proíbe a ida a espaços públicos.  

Sobre tal questão, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) afirmou que a vigilância permanece não só na área, mas em diversos outros pontos da cidade. Só nesta sexta-feira (5), por exemplo, 40 pessoas foram abordadas na região da Avenida Beira Mar e Praia de Iracema, sendo orientadas a retornarem para suas casas. As ações da Agefis têm apoio da Guarda Municipal. 

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza


Redação 21 de Outubro de 2020