Jornalistas do Diário do Nordeste são premiadas no Jabuti 2013

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

O livro reportagem "Mãos que fazem história", das jornalistas Germana Cabral e Cristina Pioner, ficou em terceiro lugar na 55ª edição do Prêmio Jabuti de 2013. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela organização do concurso.

As jornalistas premiadas Germana e Cristina com o livro "Mãos que fazem história". FOTO: HELOSA ARAUJO

A obra retrata a vida e o trabalho das mulheres artesãs do Ceará nas tipologias Barro, Rendas, Linhas, Fibras, Tecidos, Miscelânea, Indígena e Redes. Cada forma de artesanato é abordada em um dos oito capítulos do livro.

"Mãos que fazem história" surgiu de uma ideia das jornalistas colocada em prática no ano de 2009, quando Germana e Cristina, juntamente com as fotógrafas Patrícia Araujo e Marília Camelo, percorreram 11 mil quilômetros em 71 cidades e entrevistaram 243 artesãs do Estado.

A série de reportagens foi publicada no período de março a junho de 2010 no suplemento Eva, caderno voltado para o público feminino do Diário do Nordeste. O conceito do suplemento atualmente foi incorporado à revista Siará, disponível todos os domingos junto o jornal.

O sucesso da série levou à publicação do livro reportagem, lançado no dia 6 de março de 2012. "Mãos que fazem história" trouxe para o universo da literatura um trabalho realizado com amor, uma criação feita pelas mulheres que moldam o mundo do artesanato cearense.

Os outros vencedores do Jabuti na categoria reportagem foram "As Duas Guerras de Vlado Herzog" (Civilização Brasileira), de Audálio Dantas, em primeiro lugar; e "Dias de Inferno na Síria" (Benvirá), de Klester Cavalcanti, na segunda posição. Ao todo, o prêmio possui 27 categorias.

O Conselho Curador do Jabuti é formado por José Luiz Goldfarb, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes e Marcia Ligia Guidin.