Instituto do Câncer do Ceará realiza terceira edição do Cocó Rosa e Azul

O evento alerta para a prevenção do câncer de mama, lembrado no mês de outubro, e do câncer de próstata, trabalhado no mês de novembro

Escrito por Redação ,

Tanto o câncer de mama como o de próstata, se diagnosticados nas fases iniciais, chegam a ter mais de 95% de chance de cura.  A terceira edição do “Cocó Rosa e Azul: juntos por mais saúde”, que aconteceu neste domingo (21) alerta justamente para a prevenção da doença.  Juntando dois eventos em um, o outubro rosa, destinado à conscientização do câncer de mama, e o novembro azul, ao câncer de próstata, o Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) - Instituto do Câncer do Ceará (ICC) traz um bate-papo com a equipe multiprofissional do HHJ. 

“A partir do ano passado é que passamos a reunir as duas campanhas e fizemos isso como uma forma de ter um engajamento maior do público. Quando trabalhávamos as campanhas de forma isolada a participação masculina era mais baixa”, lembra Vanessa Benigno, gerente de marketing do ICC. “O público que está assistindo aqui hoje é um público bem familiar e alcançamos o nosso objetivo inicial, que era falar da saúde do homem e da mulher de uma maneira mais ativa com as pessoas, para que o público pudesse participar mais”, conclui. 

O evento ofertou um bate-papo com profissionais que trabalham no ICC, um deles com o tema “Câncer de Mama e de Próstata: #JuntosPorMaisSaúde”, com a participação de Cárilla Carrascoza, mastologista e Dennis Fujiike, urologista. Um segundo bate-papo ocorreu com a equipe multiprofissional do instituto, com o tema: "Saúde x Câncer: uma visão completa do cuidado com o corpo e a mente".

Cocó Rosa e Azul

André Luís, nutricionista da equipe do ICC, foi um dos integrantes que participou do segundo bate-papo e falou da importância de uma alimentação saudável na prevenção do câncer de mama e de próstata. “De 20% a 30% dos cânceres podem ser prevenidos com uma boa alimentação. A gente sempre recomentada evitar alimentos ultraprocessados, fast-food, ricos em açucares e gorduras e indica sempre a inserção de frutas e hortaliças”, alertou o especialista. 

Programação 

Além dos bate-papos, o ICC ofertou uma programação para as crianças, um jogo da saúde. O evento também contou com venda de t-shirts da campanha e os demais produtos na “Bem Store”. Os integrantes do programa Guerreiros do ICC ganharam um piquenique no parque. Eliacy Ribeiro, paciente do ICC e integrante do grupo participou da atividade. A paciente já venceu três cânceres, um deles de mama, e fala da importância de descobrir a doença logo no início.  

“Um evento como esse serve de alerta porque a cura do câncer está em você descobrir no começo. Tive três cânceres e estou aqui contando a história, o meu segredo foi a prevenção. Todos eles foram detectados no começo, tanto é que eu não perdi a mama, por isso aconselho todas as mulheres a fazer o autoexame”, indica Eliacy. 

“É muito importante a gente ter uma época do ano para conseguirmos conscientizar os nossos pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, que é muito incidente na população feminina, só perde para o câncer de pele, o melanoma. É de extrema necessidade diagnosticar essa doença precocemente”, conclui Cárilla Carrascoza.

O evento encerrou as atividades com um momento de descontração, com a apresentação do Bloco Unidos da Cachorra, que já participou de edições passadas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados