Iniciada Semana Nacional de Mobilização pela Vida

Escrito por Redação ,
Legenda: A solenidade de abertura foi realizada ontem com a presença de convidados
Foto: Cid Barbosa
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) realizou, ontem, a abertura da V Semana Nacional de Mobilização pela Vida no Ceará, que prossegue até o próximo dia 15, em todos os Estados brasileiros. A data foi escolhida como forma de homenagear o sociólogo Herbert de Souza, um dos idealizadores do COEP, que teria feito aniversário, caso ainda estivesse vivo.

Baseado nas oito metas do milênio - ver quadro -, lançadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e ratificadas por 191 países, o movimento pretende integrar governos, organizações e a sociedade civil na discussão das metas de desenvolvimento social e pela definição de ações concretas para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Em Fortaleza, as empresas associadas ao COEP estarão recebendo doações de livros paradidáticos novos e usados, em bom estado de conservação. O material será utilizado na formação de kits, com pelo menos 50 livros cada, que serão distribuídos entre as bibliotecas das escolas.

Além disso, os Correios arrecadarão alimentos através dos carteiros e a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), a Central de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) mobilizarão seus funcionários, clientes e parceiros em ações voltadas para a cidadania e solidariedade. “Nossas metas dizem respeito a temas que estão constantemente sendo discutidos pela sociedade. Só com o empenho de todos, contudo, é que conseguiremos atingi-las”, ressalta o presidente do COEP e superintendente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz. “Juntos, já estamos colocando em prática uma série de ações de sensibilização para que tenhamos um cenário cada vez melhor”.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, conforme a secretária executiva do COEP, Maria José Irene Facundo Lima, servirá também como forma de pressionar o Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei do Compromisso Social, que estabelece que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publiquem todos os anos, até o dia nove de agosto, uma prestação de contas referente à ações desenvolvidas no ano anterior em prol do combate à fome. Neste sentido, está sendo realizado um abaixo-assinado eletrônico que pode ser acessado pelo www.coepbrasil.org.br.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.