Ideb: 93,5% das escolas da rede municipal de Fortaleza batem meta

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todas as instituições da rede foram avaliadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Alunos da rede municipal mostraram muita evolução nas notas do Ideb do 1º ao 5º ano, principalmente, mas também foram bem do 6º ao 9º ano

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
escola
Legenda: A porcentagem é referente às escolas dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano
Foto: Camila Lima

O desempenho das escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza foi positivo, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 93,5% das instituições públicas da capital cearense superaram a meta estabelecida no Ideb. Outros 1,6% ficaram iguais a meta e 4,9% abaixo da nota de 5,2 previamente estipulada.

Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, o Município também apresentou bons resultados. 89,5% dos colégios foram além da meta de 4,4. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 100% das escolas da rede foram avaliadas, o que corresponde a 191 instituições com estudantes nos anos iniciais e 124 escolas nos anos finais.

Fortaleza ocupa o 5º lugar do Brasil em desempenho nos anos iniciais, e é a 4ª com melhor resultado nos anos finais. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e repercutidos ontem pela SME, do 1º e 5º ano, os estudantes fortalezenses atingiram média de 6,2, em 2019, já superando também a meta de 5,5 estabelecida para o ano de 2021.

Considerando as séries iniciais da rede municipal, a instituição que obteve maior Ideb foi a Escola Professora Edith Braga, localizada no bairro Aerolândia, periferia de Fortaleza. Os alunos desta Instituição alcançaram 7,4 pontos.

A diretora do colégio-destaque, Luzi Dantas, acredita que o bom resultado é atribuído a um conjunto de fatores, sendo o principal deles o desempenho dos profissionais que atuam no local. De acordo com Luzi, a equipe que constitui a escola entende a necessidade de trabalhar diariamente uma rotina voltada para a educação.

"Temos como meta o sucesso das crianças. A busca ativa é muito importante, conhecer a realidade das famílias e a realidade socioeconômica. São todos muito comprometidos", afirma a diretora.

Letícia Valentina Santos, de 10 anos, é uma das estudantes da Escola Edith Braga. A aluna disse ter ficado feliz ao saber da nota da Instituição e afirmou sentir saudades das aulas presenciais: "Quando a gente começou a ter aula virtual foi estranho, eu tinha toda uma rotina. Agora eu até estou achando legal".

A partir da divulgação dos resultados, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou que considera a cidade referência no cenário educacional brasileiro. "Esses indicadores sofreram uma grande transformação, porque entendemos que a educação deve ter prioridade em uma realidade de tanta desigualdade. Garantir alimentação e apoio a essas crianças vai contribuir para que a cidade mude".

A rede municipal de Fortaleza superou metas do Ideb no Ensino Fundamental. Os dados do Ideb 2019 foram repercutidos ontem pela SME e o prefeito Roberto Claudio afirmou que a transformação da educação é fundamental para mudar a vida de muitas pessoas e reduzir a desigualdade na capital cearense.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.