Hospital Leonardo da Vinci tem acréscimo de 20 novos leitos de UTI
As acomodações foram entregues nesta sexta (26), com exclusividade para o tratamento de pacientes com Covid-19
Os 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), anunciados pelo governador Camilo Santana no início da semana, foram entregues na manhã desta sexta-feira (26). As acomodações de alta complexidade irão ser exclusivas para o atendimento de Covid-19.
O incremento de leitos ocorre no dia em que o Ceará chega a 95,76% de ocupação em UTIs voltadas para adultos hospitalizados com a doença pandêmica, segundo a última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), às 9h03.
A taxa atual já é a segunda maior desde o pico da pandemia no Ceará, em maio do ano passado, quando 95,8% das alas estavam com pacientes internados. Nessa quinta-feira (25), a rede de saúde já havia atingido o recorde negativo, com 95,5% dos leitos para adultos ocupados.
Somente no HELV, 123 dos 129 leitos ativos, isto é, 95,35% do total, estão ocupados. Com a expansão, porém, a unidade chegará a 149 leitos.
Entrega em live
Para marcar a entrega dos espaços de tratamento da doença, o governador Camilo Santana transmitiu live por meio das redes sociais durante a manhã desta sexta (26). Segundo ele, a intenção é que o Hospital Estadual Leonardo da Vinci chegue a uma disponibilidade total de 170 leitos.
Além disso, ele também fez questão de reforçar a importância da ajuda dos cearenses nesse momento. "É um momento desafiador e difícil para o Ceará, para o Brasil também, que está com aumento da transmissão do vírus. É importantíssimo que a população colabore nesse momento no sentindo de reduzir a circulação de pessoas, evitar toda e qualquer aglomeração", pontuou.
Durante a transmissão, o Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, também ressaltou a importância da entrega de leitos. "Foram 24 dias de trabalho ininterrupto, assim como está acontecendo no HGF, na Messejana, nos hospitais regionais. É o Ceará inteiro se unindo para enfrentar isso, mostrando que tem força", completou.