Guardas municipais do Eusébio reforçam segurança em local onde técnica teve seringa tomada das mãos

Incidente envolvendo empresário ocorreu no último sábado (3). Desde então, agentes passaram a atuar dentro de salas de vacinação

Escrito por Redação ,
Legenda: Valdênia do Carmo Santos, 32, atua há oito anos como vacinadora
Foto: Arquivo pessoal

Guardas municipais do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), estão reforçando a segurança no local onde a técnica de enfermagem, Valdênia do Carmo Santos, de 32 anos, teve uma seringa de vacina contra a Covid-19 tirada de suas mãos por um empresário, que a aplicou no próprio braço.

De acordo com a Prefeitura de Eusébio, após o incidente registrado no último sábado (3), agentes da Guarda Municipal passaram a fazer a segurança na fila e dentro das salas de vacinação do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC), onde tudo aconteceu.

Apesar da alteração na dinâmica da segurança no local, a Prefeitura do município garantiu que o apoio policial dado em todos os pontos de vacinação permanecem os mesmos, desde o início da imunização.

Ao todo, aponta, há 25 guardas municipais distribuídos em 17 postos de saúde, no NAEC, no Núcleo de Vacinação e na Secretaria Municipal de Saúde. "Com apoio de seis viaturas, cada uma com três policiais municipais", soma trecho da nota enviada ao Diário do Nordeste

Além de auxiliar na organização da fila e no acesso das pessoas às salas de vacinação, as equipes da Polícia Municipal do Eusébio colaboram no acolhimento e distribuição de senhas aos pacientes, segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro.

Para Valdênia, ter guardas dentro das salas de vacinação onde trabalha dá "segurança maior tanto para o paciente, quanto para nós que somos profissionais de saúde”.  

Legenda: A profissional tenta impedir a autoaplicação, mas sem sucesso
Foto: Reprodução

Comportamento de risco

Desde que ocorreu o incidente, em 3 de julho, um vídeo com a imagem da profissional da saúde passou a circular nas redes sociais, causando indignação em especialistas em saúde pelo comportamento de risco.

No vídeo, o empresário sabe que está sendo filmado e apresenta o imunizante para a câmera. Em seguida, coloca a seringa no braço. A profissional da saúde tenta impedir o ato, mas sem sucesso. Ele devolve a seringa à vacinadora, diz “obrigado, pessoal” e sai da sala. É possível ainda escutar uma risada, aparentemente da pessoa que estava filmando.  

A técnica de enfermagem alerta que atitudes como a adotada pelo empresário podem representar um risco tanto para o profissional de saúde, quanto para a pessoa a ser vacinada.

“O risco pode ser grande. Ele [indivíduo] pode se machucar e também machucar o profissional que está ali, com todo carinho, dedicação e amor exercendo essa profissão que é tão linda”, diz, sem esconder o medo que sentiu de ser até mesmo agredida.  

Veja também

Na ocasião, Valdênia tentou impedir a ação do empresário. Mas pondera não ter sido a melhor conduta. “Em casos como esse, a gente não deve reagir. Eu até no momento tentei impedir, mas peço que, [se] por ventura, venha acontecer, que ninguém faça [isso], porque de repente ele pode ter um surto e querer realmente agredir a pessoa com socos e até mesmo com a seringa”. 

Caso surja alguma dúvida, indica a técnica, basta tirá-la com o profissional vacinador. “A gente está sempre mostrando a seringa, falando qual a vacina que o paciente vai tomar, quantos ml vão ser administrados nos pacientes”. Do contrário, o paciente pode sofrer “danos, pode ficar com sequela no braço”. 

Apesar do susto, Valdênia diz ver no olhar da maioria dos pacientes o reconhecimento pelo seu trabalho. "Nós estamos fazendo um lindo trabalho, estamos na linha de frente. O trabalho é desgastante, mas acaba sendo prazeroso para nós, que somos profissionais".

Ainda no domingo (4), a Prefeitura de Eusébio divulgou nota, reprovando o comportamento do homem e informando que vai notificar o caso como “incidente de vacinação” à Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados