Fortaleza registra maior chuva do ano no município entre domingo (7) e esta segunda (8), diz Funceme

Órgão prevê chuvas em todo o litoral nesta segunda. Pelo menos 40 municípios cearenses registraram precipitações

Escrito por Redação ,

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou que Fortaleza registrou a maior chuva de 2021 no município entre as 7h deste domingo (7) e as 7h desta segunda-feira (8). Foram registrados 85 milímetros (mm) no posto da Água Fria — o maior observado, até então, era de 45 mm entre os dias 19 e 20 de janeiro.

De acordo com o órgão, o volume acumulado foi provocado pela maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como pela presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre a região Nordeste. 

Além da Capital, choveu em pelo menos 40 municípios cearenses até a última atualização, feita às 10h30 desta segunda. Os maiores volumes foram registrados em Camocim (49 mm), Granja (40 mm) e Canindé (37 mm).

Chove desde o início da manhã em Fortaleza
Legenda: A manhã de domingo foi de chuva em diversos bairros de Fortaleza
Foto: Foto: Gioras Xerez

Na Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia teve registros de 28 mm no posto Sítios Novos. Já São Gonçalo do Amarante acumulou 27 mm no posto Santo Amaro.

Até o momento, o município de Massapê é o que acumula o maior volume neste mês no Ceará: já foram observados 201 mm até esta segunda. A média do mês para a localidade é de 285,5 mm.

Previsão do tempo

Fortaleza pode continuar com registros altos de chuva até o próximo balanço: a Funceme indica nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na faixa litorânea e na Ibiapaba nesta segunda. Há ainda possibilidade de precipitação no Maciço de Baturité, no centro-norte da região Jaguaribana e no centro-norte do Sertão Central e Inhamuns.

Já na terça (9), a Funceme prevê o mesmo quadro, mas com chuva isolada no litoral Norte e possibilidade de precipitações no litoral de Fortaleza e no do Pecém. Na quarta-feira (10), até o momento, é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões.

Confira maiores chuvas entre as 7h de domingo (7) e as 7h desta segunda (8)

Fortaleza - posto Água Fria - 85 mm;
Camocim - posto Camocim: 49 mm;
Granja - posto Granja: 40 mm;
Canindé - posto Baixa Fria: 37mm;
Tianguá - posto Tianguá: 36,4 mm;
Acaraú - posto Acaraú: 35 mm;
Caucaia - posto Sítios Novos: 28 mm;
Caucaia - posto Caucaia - 27,6 mm;
São Gonçalo do Amareante - posto Santo Amaro: 27 mm;
Fortaleza - posto Messejana: 24,4 mm.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados