Fortaleza não tem mais vacinas contra gripe na rede pública após fim de estoque
Campanha de 2021 foi encerrada oficialmente na Capital. Prefeitura aguarda orientações do Ministério da Saúde para imunização neste ano
A partir desta terça-feira (4), não há mais vacina contra a gripe disponibilizada pelo SUS em Fortaleza. A informação foi confirmada pela Prefeitura, com o anúncio do encerramento da campanha de vacinação de 2021.
Veja também
A campanha foi encerrada nesta segunda-feira (3), segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a aplicação de 822.484 doses, contemplando fortalezenses a partir de seis meses de vida.
Com o atual público-alvo sendo qualquer residente de Fortaleza, a procura pelo imunizante se intensificou nas últimas semanas, especialmente com o aumento do número de casos de síndrome gripais.
Para atender a demanda, a SMS havia expandido os pontos de vacinação para alguns shoppings da Capital, além do Centro de Eventos e do Sesi Parangaba, mantendo o atendimento até quando durasse o estoque - agora esgotado.
Campanha de vacinação de 2022
A Prefeitura diz ainda aguardar as determinações e orientações federais e estaduais sobre o início da Campanha Contra a Gripe de 2022, assim como o envio de lotes de imunobiológico para operacionalização.
A vacina utilizada em 2021 protege contra Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B, mas não contra a variante do vírus H3N2, que ainda não possui imunizante disponível.