Fortaleza deve ganhar mais dois 'drive-thrus' para testagem de Covid-19 até o final de junho

O Ceará deve ampliar sua capacidade de testagem para quase o dobro até o começo de julho, conforme o secretário

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: HGF vi reabrir agendamento para testes de Covid-19 drive-thru nesta sexta-feira (3).
Foto: Camila Lima/SVM

Fortaleza deve ganhar novos dois 'drive-thrus' para testagem em massa da Covid-19 em Fortaleza, instalados pelo Governo do Estado até o final de junho, conforme informou Secretário da Saúde Dr. Cabeto em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta terça-feira (16).

O drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza, o primeiro a ser instalado na capital, começou a funcionar ontem e já não tem mais vagas para o mês de junho.

Dr. Cabeto afirmou que os novos pontos de testagem serão montados em pontos distrubídos da cidade. "Até a semana que vem, a gente coloca dois drive-thrus em outros bairros, bem distribuídos na cidade de Fortaleza. E até o começo de julho, o restante" afirmou.

Enquanto os 'drive-thrus' não estão funcionando, pessoas com sintomas leves da Covid-19 devem procurar unidades de saúde para realizar o diagnóstico, ressaltou o secretário. Pacientes com sintomas graves devem procurar atendimento de imediato, e não são indicadas a testagem nos 'drive-thru'. 

O secretário afirmou que a principal dificuldade para ampliar a testagem em massa é dificuldade de compras os kits e insumos. Ele afirmou que a metodologia e a estrutura para os 'drive-thrus' já estão prontas, mas o Governo aguarda a chegada dos kits para diagnósticos do novo coronavúrus.

Nos drive-thrus que serão implantandos, os pacientes poderão se inscrever também pelo aplicativo Cearáapp e por um telefone. Outra mudança é que os pacientes poderão utulizar os drive-thru se deslocando a pé ou de bicicleta. 

O agendamento ainda não está disponível. A Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não é possível divulgar os locais dos novos 'drive-thru'. 

Ampliar capacidade de testagem

Cabeto também informou que o Ceará deve ampliar sua capacidade de testagem para quase o dobro até o começo de julho. O Estado passará a receber 10 mil exames do tipo RT-PCR por dia, produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz). 

"Isso faz com que nós ampliemos a mais que o dobro a capacidade de realização, e é fundamental, porque a partir daí nós vamos identificar os pequenos surtos que vão surgindo durante a flexibilização", explica o secretário. O titular afirmou que, dessa forma, o Ceará deve atingir índices mais adequados de testagem.

O Estado é o que mais testa em todo o Brasil. Segundo a última atualização da plataforma IntegraSUS, feita às 18h22 desta segunda-feira (15), já foram realizados 185.011 exames para detecção do novo coronavírus no Ceará.

Outra medida para ampliar a detecção da doença é realizar um inquérito sorológico a cada 15 dias nas principais cidades atingidas pela Covid-19. A partir desses estudos, será possível identificar que percentual da população já foi imunizada. A "Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19" já está sendo realizada em Fortaleza.

Três meses após a confirmação dos três primeiros casos de Covid-19 no estado, o Ceará ultrapassou os cinco mil mortos em razão da enfermidade nesta segunda-feira (15). De acordo com a atualização desta segunda-feira (16), já foram registradas 5.0470 óbitos no Estado, com  81.289 casos confirmados.

Além disso, outra medida do Governo do Estado é realizar um inquérito sorológico a cada 15 dias nas princiáis cidades. A partir desses estudos, será possível identificar que percentual da população já foi imunizada. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados