Ceará supera 5 mil mortos por coronavírus três meses após os primeiros casos registrados

58.432 pacientes conseguiram se recuperar da Covid-19

Escrito por Redação ,
Legenda: Na Capital, o número de casos confirmados chega a 30.948, com 2.940 mortes
Foto: Helene Santos/SVM

O Ceará atingiu a marca de 5.041 mortes pelo novo coronavírus exatamente após os três primeiros casos registrados da doença no dia 15 de março. O estado registrou também 79.853 casos da Covid-19, de acordo com boletim divulgado às 18h22 desta segunda-feira (15). Esta é a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

 

 

Na Capital, o número de casos confirmados chega a 30.948, com 2.940 pessoas que já perderam a vida em decorrência da enfermidade. Fortaleza detém a maior incidência dos casos no Ceará.

Veja também

Os municípios que apresentam maiores números de diagnósticos do vírus, depois de Fortaleza, são Sobral (4.027), Caucaia (3.012) e Maracanaú (2.767).  A taxa de letalidade é de 6,3% no Ceará. 

Recuperados

A Sesa também informou que 58.432 pacientes conseguiram se recuperar do agente infeccioso. Ainda são investigados 54.303 possíveis casos. Já foram aplicados 185.011 testes para identificar ou descartar a infecção pelo novo coronavírus. 

Apesar do número de mortos, muitas são as histórias de recuperados no Ceará. Confira algumas: 

Veja também

A plataforma também aponta que 74,02% dos leitos de UTI e 55,24% de enfermaria estão ocupados no estado. 

15,6% da população de Fortaleza possui anticorpos

Uma pesquisa realizada em segunda fase pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) estima que 15,6% da população em Fortaleza possui anticorpos para o novo coronavírus. Na primeira fase, o número na capital era de 8,7%.

Fortaleza aparece em quinto lugar no ranking das cidades com maiores taxas de anticorpos e é a terceira com relação às capitais. 

Pico de casos 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o pico de casos de Covid-19 ocorreu em Fortaleza entre os dias 19 de abril e 9 de maio. Segundo a pasta, o menor tempo entre a data da coleta e a liberação do resultado do teste laboratorial de confirmação possibilita análises mais precisas.

 

Vacina é 90% segura

A vacina contra o novo coronavírus que virá para o Brasil e será produzida em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech se mostrou segura em suas primeiras aplicações feitas na China. A empresa chinesa divulgou comunicado em que afirma que mais de 90% das pessoas que receberam a injeção não tiveram efeitos colaterais em um intervalo de 14 dias

 

Avanço no Interior

De acordo com o Governo do Estado, uma das preocupações atuais é o Interior do Ceará, que tem apresentado um aumento significativo de casos de Coronavírus. Atualmente, as cidades de Sobral, Camocim, Acaraú e Itarema estão no decreto de lockdown. 

Promovida pelo Sistema Verdes Mares, o Conexão SVM em casa discutiu os desafios do enfrentamento à doença no Interior, com a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde e Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Cidade.

Confira: 

 

Retomada

No dia 2 de junho, o Ceará iniciou a fase de transição do plano de retomada da economia. A primeira fase começou no dia 8 em Fortaleza, mas foi prorrogada e deve se estender até o dia 21, conforme anúncio deste sábado (13) do governador. Já o interior do estado segue em fase de transição.

O plano de retomada da economia não avançou no Ceará nesta semana. Em transmissão ao vivo feita no início da noite desta sábado (13), o governador Camilo Santana decidiu manter Fortaleza na fase 1, o que já era esperado, e também o restante do Interior na fase de transição do plano. Os municípios da Região Norte devem seguir com critérios mais rígidos, especialmente, em Aracaú, Camocim, Sobral e Itarema - as quais permanecem com recomentação de lockdown.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados