Drive-thru para testagem de Covid-19 no Hospital Geral de Fortaleza começa a funcionar nesta segunda

Os testes são realizados em pacientes com sintomas leves da doença. O exame deve ser agendado em uma plataforma online.

foto
Legenda: Drive-thru para testagem em massa da Covid-19 começou a funcionar nesta segunda-feira (15), em frente ao Hospital Geral de Fortaleza
Foto: Camila Lima/SVM

Começou a funcionar nesta segunda-feira (15) o 'drive-thru' para testagem em massa para Covid-19 em frente ao Hospital Geral de Fortaleza, no bairro Papicu. O serviço é gratuito e voltado para pacientes com sintomas leves, que devem agendar o exame na plataforma Digital Saúde, da Secretaria de Saúde do Ceará. 

 O serviço foi anunciado no 22 de maio pelo Governador Camilo Santana, em entrevista ao Sistema Verdes Mares. Na ocasião, Camilo afirmou que o 'drive-thru' seria iniciado no fim de seman seguinte. 

O 'drive-thru' funciona de 8h as 17h, de segunda a sábado, no cruzamento entre as ruas Professor Otábio Lobo e Renato Silva. São realizados, em média, 65 exames por dia. O tempo de realização do teste é de 15 minutos. Os resultados são disponilizados em até 5 dias, na mesma plataforma digital onde ocorre o cadastro.

Apó o cadastro, caso a pessoa esteja apta a realizar o exame, a plataforma indica o dia e o horário que o paciente deve se dirigir ao 'drive-thru'. Os profissionais de saúde do serviço fazem o controle dos pacientes a partir da identificação e do horário agendado. 

O teste realizado é do tipo 'Swab', um exame de biologia molecular que detecta o RNA do vírus. A coleta de secreções é feita pelo nariz dos pacientes, sem que eles precisem sair do veículo. 

A coordenadora do laboratório do HGF, Goretti Cavalcante, explica que é importante que os pacientes realizem a testagem entre o 3º e o 7º dia do quadro de sintomas leves, para evitar o resultado falso-negativo. 

Para fazer o controle, são solicitadas informações, durante o cadastro. sobre os sintomas e há quanto tempo o paciente apresenta. Os pacientes devem portar documentos de identificação ao realizar o exame. O agendamento feito pelo site é pessoal e intransferível. 

"A gente ressalta que devem ser sintomas leves, como febre, dor de cabeça, tosse. Com sintomas mais graves, a pessoa deve procurar uma unidade de pronto-socorro", afirma Goretti.

foto
Legenda: Pacientes com sintomas leves da Covid-19 devem agendar o exame na plataforma digital da Secretaria de Saúde
Foto: Camila Lima/SVM

A coordenadora reitera que a medida é uma ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado para diagnostifcar precocemente novos pacientes e combater o avanço da Covid-19 no Ceará.

O Ceará contabiliza, até as 9h27 desta segunda-feira (15), 4.902 mortes e 79.106 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo atualização mais recente da plataforma IntegraSUS, alimentada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as 9h27 desta segunda-feira (15). 

Em Fortaleza, o número de detecções da doença chegou a 30.758, com 2.854 óbitos.

 

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza