Entenda por que o novo coronavírus causa perda de olfato e paladar

Felizmente, o quadro é reversível na maioria dos casos, diz neurologista

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,

Entre os sintomas da Covid-19, a perda de olfato e de paladar pode estar entre eles. Como explica o Dr. Paulo Ribeiro, neurologista do Hospital Universitário Walter Cantídio, isso acontece porque o vírus SARS-Cov-2 invade os nervos olfatórios que levam a sensação de cheiro para o cérebro. Isso afeta o olfato e nuances do paladar que vão além dos sabores básicos (salgado, doce, amargo e azedo).  

De acordo com o médico, na maioria dos casos, a alteração do olfato e paladar é parcial.  Em uma perda apenas de olfato, os sabores básicos ainda são percebidos.  Todavia, como explica o neurologista, boa parte do paladar mais refinado – identificação de temperos, café, detalhes do sabor, são dependentes do olfato. "Então uma perda do olfato vai levar a uma diminuição do paladar para essas nuances de sabor, preservando os sabores básicos (salgado, doce, amargo e azedo)", explica.

Legenda: Dr. Paulo Ribeiro: Além dos nervos olfatórios, há indícios de que o vírus também possa afetar as papilas gustativas.

De acordo com o médico, uma porcentagem um pouco menor de pacientes também tem alteração na percepção dos sabores básicos. “O que sugere que além dos nervos olfatórios, o vírus também pode afetar as papilas gustativas”, afirma Dr. Paulo Ribeiro. 

E como diferenciar a perda de olfato da Covid-19 de outras gripes? Pode ser difícil de identificar, mas o neurologista dá uma pista. “Estudos comparativos mostram que esses sintomas parecem ser mais intensos na Covid-19. Se a perda de olfato for bem mais intensa que o grau de obstrução (‘entupimento’) nasal, a suspeita de Covid pode ficar mais forte”. 

Quadro é reversível 

Embora não seja um sintoma que leve ao risco de morte ou de internação, a perda do olfato compromete de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. O cheiro afeta de modo significativo o paladar, o qual está associado ao prazer dos sabores. "Felizmente, na grande maioria dos casos é reversível, dentro de até dois meses. Existem pacientes com perda de olfato persistente, mas ainda é cedo para dizer se em alguns deles ela será definitiva", afirma Dr. Paulo Ribeiro. 

Em relação às terapias que ajudem a reverter o quadro, o médico informa que não existe nenhuma na fase aguda que possa evitar ou minimizar a perda de paladar ou olfato que tenha sido comprovada até o momento. “Para a recuperação, a terapêutica mais promissora parece ser o ‘treinamento’ do olfato, com exposição a cheiros, como se fosse uma fisioterapia do olfato, com alguns estudos mostrando eficácia. Porém, mais estudos são necessários para comprovar definitivamente esses resultados”, finaliza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados