Covid: maior parte das pessoas que procuram os serviços de saúde mental tem entre 18 e 29 anos

A Sesa classificou 2.451 pacientes atendidos até esta terça-feira (25). Os sintomas mais comuns são ansiedade, choro fácil e tristeza

Escrito por Redação ,
Foto: AFP

Quase 2.500 pessoas já procuraram atendimento remoto por meio da Plataforma de Atendimento Inteligência (Plantão Coronavírus), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) com queixas relacionadas à saúde mental durante este período de pandemia do novo coronavírus. Pelo menos 35% dos atendimentos foram para pessoas de 18 a 29 anos de idade.

Conforme balanço da plataforma, em seguida, com 32,11% estão pacientes de 30 a 39 anos. Os sintomas mais relatados são: ansiedade (30,8%), choro fácil (15%) e tristeza (14,17%).

Cerca de 70% das ligações foram feitas por mulheres. O fator de risco mais comum dentre aqueles que acionam o atendimento gratuito é a pressão alta.

O psicólogo Raymundo Neto explica que transtornos de saúde mental estão cada vez mais presentes e, muitas vezes, se confundem com sintomas da Covid-19, como a falta de ar. De acordo com Raymundo, a ansiedade é uma queixa comum na atualidade. O corpo responde para algo não necessariamente fisiológico ou concreto.

"Se eu antecipo algo do futuro, isso não existe ainda e enfraquece a pessoa. Perde-se a sensibilidade de viver o hoje, o real. Em tempos de Covid, de pandemia, isso é prato cheio. Começamos a viver algo que não é real. Será se eu estou doente? Será se não? É uma psicossomatização. Gera inúmeros transtornos", afirma Raymundo.

Dos 2.451 pacientes classificados pela Sesa, 2.162 são de Fortaleza. O psicólogo acredita que a maior demanda por uma faixa etária específica não significa que mais pessoas jovens têm ansiedade, e sim que elas têm mais acesso à informação sobre a existência da plataforma.

Serviço
O atendimento do Plantão Coronavírus pode ser feito via WhatsApp pelo número (85) 9 8439.0647. Basta mandar um “oi” para receber orientações e ser atendido por uma equipe de saúde do Governo.

A iniciativa é da Sesa junto com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris). O Plantão Coronavírus também atende 24 horas por meio do Telesaúde 0800.275.1475.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados