Comunicado: O desafio do voto na pandemia

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Votar é tarefa obrigatória no Brasil. Sair de casa em e ir ao local de votação para escolher representantes no Executivo e Legislativo tem sido tarefa cada vez mais rotineira na vida do brasileiro - principalmente na redemocratização, quando recomeçamos a eleger presidentes da República pela via direta. Apesar de o direito também ser uma obrigação, há sempre uma parcela significativa da população que deixa de votar por diversos motivos. O percentual gira em torno de 15% a 20% - prática que rende penalidades. Nestas eleições municipais, temos dificuldades extras que podem aumentar ainda mais esse índice: uma pandemia que insiste em não acabar. Pesquisa Ibope contratada pela TV Verdes Mares apontou que 80% dos entrevistados de Fortaleza devem votar no próximo dia 15. Não há garantias, porém, que diante de um cenário pandêmico, o eleitor sinta-se motivado a ir às urnas na Capital e no Interior. O risco de termos a disputa eleitoral com a maior abstenção dos últimos anos é grande.

Plantão

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) realiza, amanhã, plantão em defesa das prerrogativas da advocacia nas eleições municipais. O objetivo da entidade é verificar eventuais irregularidades durante as eleições, assim como atendimento aos advogados (as) no caso de violação das prerrogativas, receber reclamações, denúncias de irregularidades e crimes eleitorais, além de esclarecer dúvidas dos eleitores sobre os procedimentos de votação.

Prorrogada

A Fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Presenciais da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) vai durar mais 15 dias. Com os novos prazos estabelecidos, o início da Fase 3 será no dia 29 de novembro. A Portaria que prorroga a etapa atual foi publicada ontem. A medida é assinada pela defensora-geral Elizabeth Chagas, como forma de a Defensoria do Ceará colaborar com a contenção do avanço do novo coronavírus, que causa a Covid-19.

Atendimento

Há sete meses, período da pandemia, a Defensoria tem atuado através do atendimento ao cearense. O acesso à Defensoria é preferencialmente realizado de forma remota, sendo o atendimento presencial agendado pelo defensor público após análise de cada caso ou quando os assistidos não têm acesso à internet e não conseguem encaminhar documentos pelos canais disponibilizados. Nesse período foram realizados 512.396 procedimentos.

Reconhecimento

A Universidade de Fortaleza foi reconhecida como a melhor universidade privada do Nordeste, segundo ranking QS Latin America. O bom desempenho está diretamente ligado à base de professores doutores e à rede internacional de pesquisa mantida pela instituição. Atualmente, 39% dos docentes da Unifor possuem título de doutorado, que é o grau de especialização mais alto que um professor universitário pode alcançar em sua formação acadêmica. Esse corpo docente plural comprometido com sua formação e com excelente titulação reflete positivamente na formação dos alunos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.