Comunicado: Investimento na educação básica

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Deputados federais aprovaram ontem o texto-base que regulamenta o Fundeb, um fundo de investimento para a educação básica. Em agosto deste ano o Congresso Nacional já havia promulgado emenda que tornou o repasse permanente e que estabeleceu o aumento dos valores por parte da União. O texto aprovado ontem prevê regras para a distribuição dos recursos do fundo a partir de 1º de janeiro de 2021, quando o fundo passa a ser permanente. O dinheiro do Fundeb financia a educação básica pública e é composto de 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais e valores transferidos de impostos federais. Até 2026, o Governo Federal aumentará a complementação para esses fundos a cada ano, começando com 12% do montante até atingir 23%. O recurso é um dos indutores da educação no Brasil, principalmente para a garantia dos repasses ao magistério nos municípios menos abastados financeiramente. A medida é urgente e necessária para um País melhor.

Digitalização

O Tribunal de Contas do Estado informou nesta semana um total de 712 processos que estavam registrados em papel e que agora foram transformados em formato eletrônico. A medida da Corte de contas faz parte de um processo de transposição de processos para a plataforma digital. Segundo a Secretaria de Serviços Processuais, a quantidade de processos em papel convertidos para o formato eletrônico será divulgada semanalmente, através do Diário Oficial do Estado.

Convocação

A Defensoria Pública do Ceará convocou três candidatos ao cargo de defensor público para a reposição de quadros. São novos profissionais que darão continuidade ao trabalho já feito pelos defensores públicos em atendimento à população vulnerável financeiramente nas assistências jurídicas. Os convocados estão cumprindo os trâmites para assumir as funções. Atualmente a Defensoria Pública conta com 347 defensores públicos em atividade. Ao todo, quatro novos defensores serão empossados, em breve, em sessão no Conselho Superior da Defensoria.

Novos gestores

Os prefeitos e prefeitas que venceram as eleições municipais deste ano estão “convocados” a participar do seminário Novos Gestores, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Esse é um momento primordial para que os novos administradores municipais entendam a situação fiscal de cada município e se antecipem para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. O evento é tradicional, mas os desafios são inéditos. Pela primeira vez, o evento será feito de forma virtual por conta do novo coronavírus.

Retomada

A Universidade Estadual do Ceará, através da Comissão Coordenadora de Concurso Docente, informou ontem que vai retomar a II Seleção Pública de 2019 para professor substituto e a II seleção pública de 2019 para professor temporário. Os processos estavam suspensos desde março deste ano, com o início do isolamento social por conta da pandemia. Para a continuidade dos certames, será exigida uma série de protocolos de segurança sanitária com base no Plano de Contingência elaborado pela Secretaria da Saúde do Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.