Aprovados para Guarda Municipal protestam por nomeações

Grupo afirma que cerca de 500 pessoas passaram em concurso público, mas não têm perspectiva para convocação

Escrito por Ranniery Melo ,

Candidatos que passaram por concurso público para integrar a Guarda Municipal de Fortaleza realizaram, nesta quinta-feira (1º), manifestação em frente à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). De acordo com representantes do grupo, cerca de 500 pessoas ainda não foram nomeadas, mesmo após passar no certame e realizar o curso preparatório para a Guarda Municipal. 

O grupo afirma que cerca de 2 mil pessoas participaram de todo o processo.  No último mês de julho, 756 deles foram convocados como novos agentes. Outros 244 também já foram chamados, mais recentemente. 

Os manifestantes reclamam que muitos deles deixaram seus empregos por acreditarem na garantia da vaga como agente da Guarda Municipal. "A única posição que a Sepog colocou até agora é de que não há orçamento para nomear todas essas pessoas. Por que, então, colocaram todos nós para fazer o curso preparatório, se não haveria vagas?", questiona uma das aprovadas no concurso. 

Edital informava a nomeação de mil candidatos

Conforme informações da Prefeitura de Fortaleza, por meio da assessoria de imprensa, o edital do concurso em questão afirma que mil candidatos seriam de fato nomeados, o que já foi cumprido. Os demais aprovados entrariam no cadastro de reserva, que tem prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogados por outros dois anos.

 

O treinamento estendido a todos seria para o caso de ser necessário recorrer ao cadastro de reservas, convocando pessoas já preparadas para assumir o posto como agentes da Guarda Municipal. Dessa forma, não há perspectiva oficial de nova convocação para o ano de 2016. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.