Após requisição do Estado, Hapvida disponibiliza até 200 leitos para pacientes com Covid-19

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) editou portaria na noite desta sexta-feira (19) para requerer as ocupações à rede privada

Escrito por Bruna Damasceno , bruna.damasceno@svm.com.br
leitos de enfermaria
Legenda: Os leitos estão sendo implantados e deverão ser cedidos pelo período 30 dias
Foto: Divulgação

Em meio à lotação de hospitais da rede pública no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) requisitou 200 leitos ao Hapvida para atender aos pacientes com Covid-19 a partir deste sábado (20), em Fortaleza. A solicitação, editada na noite de ontem na Portaria nº 2021/217 do Diário Oficial do Estado, inclui ocupações de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias. 

Veja também

Os leitos deverão ser cedidos pelo período 30 dias, com possibilidade de prorrogação a depender do cenário epidemiológico. A requisição também engloba serviços médicos, equipamentos, medicamentos, insumos, procedimentos e exames.

Serão atendidos, nestas unidades hospitalares, os pacientes encaminhados por meio da Célula de Regulação do Sistema de Saúde da Sesa. 

Caso o quantitativo de leitos requisitados não esteja disponível, a empresa deverá informar ao Governo, que deverá readequar o pedido de acordo com as unidades desocupadas. 

Em nota, o Hapvida informou que cederá “uma ala de enfermaria para socorrer parte da população do nosso Estado”. "Estamos atuando com muita dedicação e esforço para cumprir a missão de atender bem os mais de 550 mil cearenses que nos confiaram a sua saúde, o que mobiliza por completo a nossa estrutura hospitalar e humana", informa a empresa.

Nesta sexta, a Sesa informou que 1.119 novos leitos vão atender exclusivamente pacientes com Covid-19, entre o fim de fevereiro e março deste ano. De acordo com a assessoria da pasta, ainda não é possível afirmar se as ocupações liberadas no Hapvida estão inclusas nessa conta. Esses dados ainda estão sendo levantados. 

diário oficial
Legenda: Requisição foi publicada no Diário Oficial do Estado
Foto: Reprodução

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados