AMC investiga defeitos em semáforos

Desde o último sábado, 18 sinais em Fortaleza apresentaram mau funcionamento. A suspeita é de que o problema tenha sido causado por oscilações na rede elétrica, mas hipótese de sabotagem no serviço não está descartada.

Escrito por Ranniery Melo ,

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) posicionou-se, na tarde desta quinta-feira, a respeito dos semáforos da Capital que apresentaram defeitos desde o último sábado. Segundo a AMC, 18 equipamentos passaram por problemas, dos 705 sinais espalhados pela cidade.  

A primeira hipótese trabalhada pela Autarquia é de que os problemas técnicos podem ter sido provocados por oscilações e desligamentos na rede de energia elétrica. Entretanto, a AMC promete ainda apurar a denúncia feita por Eriston Ferreira, diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), sugerindo a possibilidade de sabotagem na rede semafórica, já que, desde que os faróis quebraram, segundo Eriston Ferreira, a empresa terceirizada responsável pela manutenção, Nova Koasin, não tomou nenhuma atitude. 

Denúncia 

Com o objetivo de investigar a denúncia, a AMC encaminhou ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS), pedindo cópias das imagens registradas nos cruzamentos afetados, assim como o monitoramento em tempo real, a partir desta quinta-feira, das vias com maior fluxo de veículos. Caso indícios de sabotagem sejam identificados, a AMC pedirá a abertura de inquérito policial para apurar as responsabilidades penais no caso.  

A AMC informa ainda que a Nova Koasin abandonou o serviço, comunicando a decisão à Autarquia na semana passada, por meio de ofício. Dessa forma, até o fim desta semana uma nova empresa deverá ser contratada em caráter de urgência, formalizando a dispensa de licitação, já que se trata de um serviço essencial. Enquanto o contrato não é firmado, as equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) consertarão os aparelhos quebrados. À medida em que os reparos estiverem sendo feitos, os principais cruzamentos em que foram detectados falhas terão a presença reforçada de agentes de trânsito e orientadores do projeto Via Livre.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.