Fortaleza tem Ariel Holan em lista final de nomes para técnico; argentino tenta saída do Santos

O comandante se desligou do Peixe, mas discute a rescisão contratual

Legenda: Ariel Holan foi campeão da Copa Sul-Americana em 2017 e do Campeonato Chileno em 2020
Foto: reprodução / Independiente

O Fortaleza monitora a situação do argentino Ariel Holan como um possível candidato ao cargo de novo técnico. O profissional deixou o Santos na início da semana e acerta a rescisão contratual.

O Diário do Nordeste apurou que o nome faz parte de lista final de três treinadores na mira do clube, todos com perfil ofensivo. Dentre as opções, há comandantes com situação mais viável de negociação: grupo foi definido pelo departamento de futebol conforme critérios adotados.

Assim, no processo, há discussões sobre ideia de jogo, sistema tático, além da análise do elenco e demais aspectos da equipe. No contexto atual, o entrave envolvendo Holan é a situação não definida com o Santos, apesar da saída anunciada oficialmente.

Ariel Holan comandando o Santos
Legenda: Ariel Holan deixou o Santos após 12 partidas na temporada de 2021
Foto: Ivan Storti / Santos

Com carreira consolidada na América do Sul, o argentino trabalhou apenas 54 dias no Peixe. Após ser alvo de protestos da torcida, com rojões atirados na própria casa, pediu demissão. Ao todo, somou 12 jogos, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas. Segundo a TNT Sports, Holan está na mira do León, do México.

Nos trabalhos recentes foi campeão em 2020 do Campeonato Chileno pela Universidad Católica. Em 2017, conquistou a Copa Sul-Americana com o Independiente, da Argentina. Aos 60 anos, tinha contrato até fim de 2023.

Foco no mercado

A busca por um novo treinador ocorre desde o último domingo (25), com a demissão de Enderson Moreira. O primeiro alvo, no mercado nacional, foi Fernando Diniz, ex-São Paulo. As tratativas não avançaram.

Com o avançar do tempo, a gestão ampliou as alternativas e trabalhou também com nomes estrangeiros. Pelo intervalo longo até o início da Série A, o clube compreende um prazo interesse para permitir essa adaptação.

O plano ideal é fechar com um treinador até reestreia da equipe no Campeonato Cearense. Paralisado desde 11 de março, o torneio retoma com uma partida do Leão contra o Caucaia, às 19h, na Arena Castelão, pela 2ª rodada. 

Veja também