Planeta teve o agosto mais quente da história em 2023, aponta agência americana

África, Ásia, América do Norte e América do Sul foram os quatro continentes com os agostos mais quentes

Escrito por Redação ,
Agosto de 2023 foi o mais quente da Terra
Legenda: Recordes de temperatura estão relacionados com as emissões de gases de efeito estufa, diz cientista
Foto: Shutterstock

A Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) apontou que o mês de agosto deste ano pode ter sido o mais quente da história da Terra. As informações são do g1.  

Conforme os cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA, a temperatura média global em agosto foi de 1,25°C (ou 2,25 graus Fahrenheit) acima da média do século 20 – o valor foi 0,29°C acima do registrado em 2016.

Veja também

A cientista-chefe da NOAA, Sarah Kapnick, afirmou que esses recordes de temperatura estão relacionados com as emissões de gases de efeito estufa

África, Ásia, América do Norte e América do Sul foram os quatro continentes com o agosto mais quentes, enquanto a Europa e a Oceania registraram o segundo agosto mais quente da história.

Agosto de 2023 foi também o quinto mês consecutivo em que a temperatura média da superfície do mar atingiu um recorde máximo para o mês. No geral, o mês estabeleceu um recorde para a maior anomalia mensal da temperatura da superfície do mar (+1,85°F ou +1,03°C) de qualquer mês nos 174 anos de existência da NOAA.

Mais recordes 

Junho, julho e agosto tiveram as temperaturas mais elevadas já registradas no Hemisfério Norte, segundo o Observatório Europeu Copernicus. O resultado ficou 0,66°C acima da média no período 1991-2020, que já havia batido o recorde do aumento das temperaturas médias do planeta devido à mudança climática. O número supera ainda ao recorde anterior, de 2019. 

Assuntos Relacionados
Artur Bruno
23 de Fevereiro de 2021
Priscila Resende
21 de Novembro de 2020
Artur Bruno
01 de Setembro de 2020