Saúde mental é tema em encontro

Escrito por Redação ,
Legenda: O Palhoça Comunitária recebeu, ontem, visita da assessora técnica em Saúde Mental da CBM Vietnã, Carmen Valle, que veio conhecer o método diferenciado

Uma vez por semana, sempre durante as tardes de cada terça-feira, uma comunidade se reúne com o intuito de compartilhar os problemas vividos. No bairro Bom Jardim, a terapia comunitária teve início há 20 anos, quando um padre dedicava parte do seu tempo para ouvir as queixas dos moradores do local. De lá para cá, as reuniões ganharam força. Ontem, o espaço Palhoça Comunitária recebeu a visita da assessora técnica em Saúde Mental da CBM (Christoffel-Blindenmission) Vietnã, Carmen Valle, que veio a Fortaleza conhecer o método diferenciado promovido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).

Durante o encontro, que conta com a participação de, aproximadamente, 30 moradores do Bom Jardim, todos têm momento para fala individual. A especialista responsável por acompanhar ações de Saúde Mental na Ásia e na América Latina, Carmen Valle, afirma ter percebido como positivos os projetos no Estado. "O projeto é muito bom porque a comunidade se escuta. A sessão é muito interessante porque mostra que todos temos a capacidade de resolver problemas e sair de uma situação ruim", disse a psicóloga.

Trabalho

Conforme o MSMC, atualmente, 3.500 pessoas recebem atendimento, a cada mês, no Bom Jardim para cuidar da saúde mental. No Movimento, há ainda a oferta de massoterapia, argiloterapia, arteterapia, acupuntura e biodança. A assistência é ofertada à comunidade gratuitamente, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Mais informações

A sede do Movimento de Saúde Mental está na Rua Dr. Fernando Augusto, 985, bairro Bom Jardim

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.