Iplanfor expõe os dados preliminares do Plano Urbanístico e de Mobilidade Urbana

Segundo o arquiteto Fausto Nilo, as mudanças levam em consideração a proteção e a conservação da natureza

Escrito por Redação ,
O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) promove, neste dia 23 e no próximo dia 30 de março, o evento “Proposições Urbanísticas de Mobilidade para Fortaleza até 2040”, com a apresentação e a discussão da versão preliminar do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade do Plano Fortaleza 2040. Os dados serão repassados pelo coordenador do Plano, Eudoro Santana, e pelo arquiteto e urbanista Fausto Nilo.
 
A apresentação será dividida em duas partes: a primeira será nesta quarta-feira (23/03). A segunda, na quarta-feira seguinte, dia 30. Ambas as apresentações serão realizadas das 18h30 às 21h30, no Auditório Euclides Ferreira Gomes (Prédio Anexo II) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. No dia 23, será feita uma apresentação geral da forma urbana proposta para a cidade. Logo depois, haverá discussão com os participantes. No dia 30, haverá aprofundamentos das propostas expostas, seguidos também por debate com o público.
 
“Será a oportunidade para discutir tudo aquilo que não satisfaz hoje. É a fase em que o Plano sai da elaboração e chega ao público na sua primeira versão. Vamos discutir as mudanças propostas até 2040 para a Cidade chegar à meta do que as pessoas necessitam para as demandas na vida urbana”, destaca o arquiteto Fausto Nilo.
 
De acordo com ele, as mudanças apresentadas levam em consideração a proteção e a conservação da natureza de maneira adequada, além da proteção do Centro Histórico com vistas a reabitá-lo e protegê-lo. “É preciso discutirmos uma maneira de reduzir a dependência do transporte motorizado, de modo que as pessoas não precisem viajar tanto, e também a melhoria da infraestrutura para o futuro do crescimento da Cidade. A ideia é mostrar como o urbanismo pode  contribuir para a melhoria da Cidade”, enfatiza Fausto Nilo.
 
Oito regiões
 
Lia Parente, diretora de Planejamento do Iplanfor e coordenadora técnica do Plano Fortaleza 2040, lembra que serão expostos os projetos de divisão de Fortaleza em oito regiões, com uma proposta de requalificação de desenvolvimento que possa ancorar essa transformação. Os corredores de urbanização baseados no transporte público também serão contemplados na apresentação desta versão preliminar do Plano.
 
“Será apresentado e discutido um projeto convergente, que estabeleça uma conexão com o plano de desenvolvimento social a fim de dotar a Cidade com melhor infraestrutura, mais conectada, com mais oportunidades e mais emprego e renda”, resume Lia Parente.
 
Plano Fortaleza 2040
 
O Plano tem um caráter de desenvolvimento urbanístico, econômico e social que orienta as ações públicas e privadas para transformar Fortaleza em uma cidade com alta qualidade de vida, com ampla oportunidade de negócios e que preserva e valoriza seu patrimônio cultural e ambiental. É uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, desenvolvida pelo Iplanfor, com apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
Serviço
 
"Proposições Urbanísticas de Mobilidade para Fortaleza até 2040"
Data: dias 23 e 30 de março
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Auditório Euclides Ferreira Gomes (Prédio Anexo II) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (rua Barbosa de Freitas, s/n, 6º andar - bairro Dionísio Torres)
 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.