Ceará supera a marca de mil mortos por Covid-19; casos confirmados chegam a 15.879

Dos 1.062 óbitos, 809 foram registrados somente em Fortaleza, cidade considerada o epicentro da doença no Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: No Ceará, já foram realizados mais de 41 mil testes para detecção da Covid-19
Foto: Foto: AFP

O Ceará ultrapassou a marca de mil mortes por Covid-19 neste sábado (9). O Estado registra 1.062 óbitos e 15.879 casos confirmados da doença, contabiliza a plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria da Saúde às 17h8 desta tarde.

Em relação ao boletim epidemiológico do dia anterior (8), que apontava 15.134 casos e 997 óbitos, o acréscimo foi de 745 diagnósticos positivos e de outras 65 mortes. Conforme o balanço mais recente, 168 municípios já têm confirmações da doença pandêmica.

 

Fortaleza continua sendo a cidade com maior concentração do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 10.995 casos e 809 óbitos. Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana (RMF), aparecem na sequência com 653 e 332 casos, respectivamente.

Em todo o Estado, já foram realizados 41.886 exames para testagem da doença e são investigados 28.933 casos. A taxa de letalidade da Covid-19 está em 6,7%.

> Cinco idosos internados em abrigos morrem de Covid-19 no Ceará

> Imagens aéreas mostram ruas de Fortaleza no primeiro dia de lockdown

> Perguntas e respostas sobre o isolamento social mais rígido em Fortaleza

Ceará é o 2º em testes para Covid-19

Com 34.159 testes feitos até quarta-feira (6), o Ceará estava em segundo lugar em número de realização de testes entre os 10 estados com mais hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na lista do Ministério da Saúde da última quinta (7).

A SRAG pode ser causada tanto pela Covid-19 quanto por outros vírus, por isso a testagem se torna relevante para as autoridades sanitárias se aproximarem do número real de pessoas infectadas pela nova doença.

Desobediência pode virar caso de polícia

O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, afirmou que, ao desobedecer a ordem de retornar para casa em saídas não justificadas, a pessoa vai ser levada à delegacia, durante o lockdown em Fortaleza.

O secretário participou de coletiva de imprensa na tarde da quinta-feira (7) para dar mais detalhes do decreto de isolamento no Ceará.

A cidade foi dividida em 124 quadrantes, que vão ter dezenas de blitze e barreiras físicas nos 20 principais corredores e nas sete entradas principais de Fortaleza. Os carros só poderão circular com todos os ocupantes usando máscara.

Assuntos Relacionados