Advogado diz que Beach Park descumpriu 66% das medidas de segurança necessárias para evitar morte

O ocorrido completou um ano na última terça-feira (16) e processo segue tramitando na 2ª Vara Criminal de Aquiraz

Escrito por Redação ,
Foto: Reprodução

Após um ano do acidente no brinquedo Vainkará, no Beach Park, que resultou na morte do radialista Ricardo José Hilário da Silva, o processo judicial ainda segue tramitando na 2ª Vara Criminal de Aquiraz, esperando para ser remetido ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Um ano após o acidente, o advogado Marcos Albuquerque, representante da família do turista, denuncia que o parque descumpriu 66% das medidas de segurança que iriam garantir a segurança dos banhistas.  

O advogado diz que o laudo pericial indica que o acidente ocorreu por erro na pesagem total das quatro pessoas que estavam na boia, além da má destribuição dos turistas no brinquedo. "Havia três procedimentos que o parque tinha que contabilizar: estatura, peso e distribuição na boia. Desses, o Beach Park não se atentou para dois. Ou seja, 66% das medidas de segurança não foram cumpridas", afirma. 

O advogado relata, ainda, que a empresa responsável pela construção do brinquedo não deve ser culpada pelo acidente, por "ter sido um erro do Beach Park. Se o acidente tivesse ocorrido dentro das normas de funcionamento, seria diferente. O brinquedo funcionou por três dias. Nos dois primeiros, a empresa estava presente para orientar. No primeiro dia de responsabilidade única do Beach Park, o acidente ocorreu, ainda nas primeiras horas." 

Família

Segundo o advogado, a única assistência prestada pelo Beach Park foi o encaminhamento do corpo de Ricardo de Fortaleza para Sorocaba, moradia da família da vítima. A intenção da defesa é de que a família ganhe, judicialmente, por danos materiais, recebendo o valor que Ricardo iria ganhar durante toda a expectativa de vida; e danos morais, baseado na perda de um ente familiar. 

Ricardo deixou uma filha de 8 anos e uma esposa, ambas moradoras do município de Sorocaba. Em nota, o Beach Park garante ter uma proposta de acordo que está sob avaliação e reafirma que está prestando "toda assistência às vítimas e familiares".

O comunicado afirma ainda que o parque contratou uma perícia externa para entender o que levou ao acidente. "O laudo da empresa americana ESi comprovou que o brinquedo Vainkará apresenta falha de projeto, alterando a trajetória da boia independentemente do peso, o que foi determinante para ocorrer o acidente.", esclarece a nota. 

O relatório da empresa diz que “o design do referido toboágua resulta em situações onde a boia se torna instável e não segura, mesmo quando o peso dos usuários soma menos que 320 kg."

Até o momento, a delegada de Proteção ao Turismo de Fortaleza, Penelope Malveira, decidiu pelo indiciamento criminal do diretor de operações do parque, Milton Ribeiro Parente Filho.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados