22 anos passados, Nogueira Jucá recebe nova homenagem

Ato de salvar pacientes de um incêndio em hospital fez com que o Corpo de Bombeiros instituísse uma medalha com o seu nome

Escrito por Marcus Peixoto ,

 

Com o apoio de médicos e servidores da área da Saúde do governo do Estado, o Corpo de Bombeiros presta, na próxima sexta-feira, uma homenagem ao estudante João Nogueira Jucá, considerado um herói ao salvar pacientes de um incêndio em 1959. O fato, que aconteceu no Hospital-maternidade César Cals em 4 de agosto daquele ano, é apontada como uma ação destemida do jovem e motivou a criação de uma medalha com o seu nome conferida por aquela corporação militar. 
O evento, que acontece às 9 horas no Hospital Geral Dr. César Cals,localizado na Avenida Imperador, 545, Centro vai contar com a participação de funcionários do hospital, integrantes do Corpo de Bombeiros, familiares do homenageado, autoridades, integrantes da Academia Cearense de Medicina, dirigentes e representantes dos ex-alunos do Colégio São João, do Colégio Odilon Braveza/Farias Brito, do Colégio do Corpo de Bombeiros, e do Colégio Estadual João Nogueira Jucá. Haverá ainda apresentação da banda de Música do Corpo de Bombeiros.
O ato heróico reconhecido em João Nogueira Jucá aconteceu há 22 anos e foi objeto de várias homenagens, inclusive a instalação de um busto na Praça da Lagoinha. 
João Nogueira Jucá é considerado herói pelo Corpo de Bombeiro Militar do Ceará, pela atitude destemida em ajudar a salvar pacientes de um incêndio ocorrido na então Casa de Saúde Dr. César Cals, mas que não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer em 11 de agosto do mesmo ano. O fogo foi provocado por uma explosão num depósito de éter da antiga Casa de Saúde César Cals. Ao passar pelo local, quando vinha de uma aula de halterofilismo, o estudante João Nogueira Jucá enfrentou o fogo e começou a ajudar na retirada de pacientes, sobretudo crianças que estavam internadas no interior do prédio. Em certo momento, próximo a ele, um tubo de oxigênio explodiu e o atingiu.
 
Também serão lembrados os nomes do Sargento Manuel Pereira, corneteiro do Corpo de Bombeiros, que sofreu queimaduras nos trabalhos de salvamento das vítimas, das funcionárias do Hospital César Cals, Raimunda Gomes Parente e Maria Elizalda Abintes, que faleceram logo após o acidente, como também da religiosa irmã Afonsina Maria Farias, prima do estudante, que  o acompanhou até o dia do falecimento.  
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.