Atividades no Estado desde 1875 através de missionário

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo o pastor Othoniel Martins, que esteve há 39 anos na direção da Igreja, os presbiterianos abriram as portas para que outras igrejas chegassem ao Estado
Foto: Antônio Carlos Vieira
Apesar de ter sido instalada de fato em 1883, a Igreja Presbiteriana já havia dado os primeiros passos no Estado em 1875, através das visitas do missionário John Rockwel Smith, que pregou o Evangelho pela primeira vez em Fortaleza. Em 1881, João Mendes Pereira Guerra deu seqüência ao trabalho iniciado pelo missionário, entretanto não se fixou no território cearense. Somente em 1882, o missionário americano De Lacy Wardlaw se fixou em Fortaleza e, no ano seguinte, batizou os primeiros adeptos dos presbiterianismo no Ceará, fundando assim a Igreja Presbiteriana no Estado.

Conforme o Pastor Othoniel Martins, que esteve 39 anos a frente da Igreja, foram realizados 13 batismos na fundação. No início, as pregações eram realizadas na casa do próprio pastor e de membros da comunidade, até que, em 1900, foi iniciada a construção do antigo templo, na Rua Sena Madureira, que levou 19 anos para ficar pronto. Com o aumento do número de adeptos, houve a necessidade de construir um novo templo, na Rua Visconde do Rio Branco, com capacidade de agrupar 900 pessoas sentadas, existente até hoje.

Pastor Othoniel explicou que a introdução da Igreja Presbiteriana no Ceará incentivou também a entrada de outras igrejas evangélicas em diversos municípios. “A Igreja Presbiteriana foi uma porta aberta para que outras igrejas chegassem ao Estado”.

Hoje, existem mais de 70 núcleos da Igreja Presbiteriana no Ceará, com milhares de adeptos. O objetivo primordial do presbiterianismo é a pregação do Evangelho. A partir disso, vários projetos sociais são mantidos pela Igreja, beneficiando milhares de pessoas da comunidade, entre idosos e crianças.

Segundo o Pastor Othoniel, vários projetos disponibilizam assistência em saúde e educação e são mantidos pela Igreja, através da Fundação Érico Mota. A Liga Evangélica Érico Mota assiste idosos, enquanto os projetos Vila Mar, José Henrique, Força para Viver e Vida Nova, assistem cerca de mil crianças carentes dos bairros Mucuripe, Parque Santa Cecília, Parque São José e Siqueira. Os projetos são mantidos com recursos da própria Igreja como ações de apoio às ações governamentais.

No Estado, a igreja vem sendo coordenada pelo Pastor Fábio Ferraz Ciribelli, com auxílio dos pastores Marcos Antônio Braga e Abimael Prado. Também faz parte do regime de governo um conselho deliberativo e administrativo de presbíteros eleitos pela própria comunidade.

A Igreja fica na Rua Visconde do Rio Branco,1636.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.