Após confirmar casos da Ômicron, São Paulo recua e desiste de liberar o uso de máscara ao ar livre

O Estado registrou três casos até o momento

Escrito por Estadão Conteúdo e Diário do Nordeste ,
Pessoas andando no metrô
Legenda: A desobrigação do uso de máscaras estava prevista para ocorrer a partir do dia 11
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Prestes a liberar a população do uso de máscara, o governo de São Paulo recuou da decisão. O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (2), que o Estado vai manter a obrigatoriedade do Equipamento de Proteção Individual (EPI) ao ar livre.

Veja também

A desobrigação do uso de máscaras estava prevista para ocorrer a partir do dia 11. A mudança segue recomendação do Comitê Científico do Estado diante da nova variante Ômicron, identificada pela primeira vez na África do Sul.

"Atendendo recomendação do Comitê Científico, o Estado de SP vai manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução", anunciou Doria, em publicação no Twitter nesta manhã.


No entanto, com o descobrimento da variante Ômicron e a confirmação de três casos no Estado de São Paulo, Doria pediu uma reavaliação do Comitê Científico sobre o assunto. 

Veja também

 

Cenário de incertezas


Na recomendação feita ao governo de São Paulo, o comitê apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante Ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a covid-19.

O governador de São Paulo, junto ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), cumpre agenda em Nova York, nos Estados Unidos, onde deve dar mais detalhes sobre as novas medidas.

Veja também

O prefeito de São Paulo, ainda, deve fazer um anúncio sobre o cancelamento das festas de Réveillon e seguir, também, com a recomendação sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos.

Telegram
 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Assuntos Relacionados