Ex-jogador de futebol do Afeganistão morre ao tentar deixar país agarrado em avião

Zaki Anwari, de 19 anos, foi um dos que tentaram se agarrar em aeronave no aeroporto de Cabul

Pessoa cai de avião em aeroporto de Cabul, no Afeganistão
Legenda: Vídeo mostra momento da queda de uma pessoa no aeroporto de Cabul, no Afeganistão
Foto: reprodução/Twitter

Um ex-jogador de futebol de base do Afeganistão, Zaki Anwari, de 19 anos, foi identificado como a pessoa que caiu de um avião norte-americano na última segunda-feira (16), no aeroporto de Cabul. A informação é da agência de notícias afegã Ariana. 

A queda ocorreu quando uma multidão tentou deixar o Afeganistão por meio do aeroporto local, logo após o Talibã assumir o poder no país. Várias pessoas que estavam na pista tentaram se agarrar a uma aeronave em movimento.

Zaki Anwari

Anwari, que chegou a ser da seleção de base afegã, caiu de um Boeing C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos, e a morte foi confirmada pelo Diretório Geral para os Esportes.

Até o momento, segundo a agência Ariana, não se sabe quantas pessoas podem ter morrido na ocasião. 

O aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, ainda está sendo controlado pelo exército norte-americano. Enquanto isso, voos civis e militares foram retomados depois de breve período de suspensão. 

Nos arredores

Ao redor e dentro do aeroporto, segundo autoridades do Talibã e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), doze pessoas já morreram desde o último domingo (15).

Ainda nesta quinta (19), os Estados Unidos acusaram o Talibã de montar postos de controle no local para impedir a saída de afegãos do país. 

Além disso, o governo norte-americano pediu uma passagem livre nas proximidades do aeroporto. Em resposta, o grupo rebateu que está "facilitando a passagem de saída segura não apenas para estrangeiros, mas também para afegãos". 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo

Assuntos Relacionados