Crianças fumam em festa de São Simão na Guatemala

Adorações à figura acusada de ser o diabo também incluem oferendas como rum

Escrito por Redação ,
Legenda: Nas casas de adorações, é comum ver devotos, como esta menina de 3 anos, fumando diante dos bonecos do santo
Foto: Foto: AFP

Na Guatemala, hoje é dia de São Simão, conhecido no país da América Central como Maximón, uma figura identificada como um cavalheiro elegante, de bigode, terno e chapéu preto, sempre fumando um charuto grande, chamado por seus detratores como o diabo e personagem de magia negra que remete à religião maia pré-colonial.

Foto: Foto: AFP

Em San Andres Itzapa, onde o culto a Maximón é forte, até crianças fumam durante as celebrações religiosas. Milhares de devotos acreditam que o santo ajuda as pessoas a encontrarem emprego, resolver problemas familiares e curar doenças.

Foto: Foto: AFP

Durante as celebrações em casas de adoração, são utilizados bonecos retratando o santo. São acesas velas e também oferecidas oferendas, como charutos, garrafas de bebida, como rum, em troca de uma bênção.

Foto: Foto: AFP

Em um país mergulhado na pobreza, na violência e na corrupção, ter em casa uma estátua de Maximón é uma espécie de amuleto contra as agruras da realidade e uma relíquia de crenças antigas da Guatemala. O culto a Maximón hoje rivaliza com o avanço das igrejas evangélicas no país.

Foto: Foto: AFP