Câmera registra desabamento de parte de prédio residencial de Miami Beach; veja vídeo
Pelo menos uma pessoa morreu e dez ficaram feridas
Uma câmera de segurança registrou o momento em que parte do prédio residencial de doze andares desmoronou, na comunidade de Surfside, em Miami Beach, nos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira (24).
As imagens mostram que, primeiramente, o meio do prédio desmoronou. E logo depois, uma das laterais colapsou. O prédio tem doze andares, com 136 apartamentos. Estima-se que 55 apartamentos desmoronaram com o colapso.
99 pessoas estão desaparecidas
O prefeito de Surfside, Charles Burkett, confirmou uma morte, e Sally Heyman disse que cerca de 14 sobreviventes foram resgatados dos escombros. 99 pessoas seguem desaparecidas.
Heyman acrescentou que as operações de busca foram concluídas e que o enfoque passou a ser a recuperação de possíveis vítimas dos escombros, numa operação maciça assistida por drones e cães, e que envolveu polícias e bombeiros.
Pelo menos 18 cidadãos latino-americanos continuam desaparecidos. A irmã da primeira-dama paraguaia, Sophía López Moreira, seu marido e três filhos, além de uma funcionária, estão entre os desaparecidos, informou o chanceler Euclides Acevedo.
Silvana López Moreira, mulher do presidente paraguaio, Mario Abdo, preparava-se para viajar a Miami na tarde desta quinta-feira, informou a presidência.
Segundo nota do consulado argentino em Miami, há pelo menos nove argentinos desaparecidos. O cônsul do Uruguai na cidade, Eduardo Bouzout, disse que não tem notícias de três uruguaios.
Desmoronamento prédio Miami
Ainda não há informações sobre a causa do desmoronamento. Imagens mostram que uma das laterais do edifício desabou parcialmente, enquanto a outra permanece intacta.
Um secretário de Sufside, Andy Hyatt, afirmou à CNN que os trabalhos de resgate e buscas de sobreviventes podem durar uma semana. "Isso não é uma coisa que vai ser breve. Vai algo a longo prazo e provavelmente no mínimo uma semana", disse.
Todo o edifício foi evacuado e os moradores foram levados para um centro comunitário. Policiais fazem o bloqueio da região do entorno. Mais de 80 equipes participam do resgate.