Após análise genética, Rússia confirma morte de Prigozhin, líder do Grupo Wagner

Depois de realizar uma “análise genética molecular”, foi estabelecido que as identidades das dez vítimas da queda do avião

Escrito por AFP / Diário do Nordeste ,
Legenda: O líder do grupo paramilitar russo Wagner morreu após o avião onde estava com outras nove pessoas cair na quarta-feira (24)
Foto: Handout/Telegram/@razgruzka_vagnera/AFP

A morte de Yevgueni Prigozhin, líder do grupo paramilitar russo Wagner, cujo avião caiu na quarta-feira, foi confirmada por análise genética, informou neste domingo o Comitê de Investigação russo. 

Depois de realizar uma “análise genética molecular”, foi estabelecido que as identidades das dez vítimas cujos corpos foram encontrados “correspondem à lista” de passageiros e tripulantes do avião, incluindo Prigozhin, afirmou o Comitê em um comunicado.

Veja também

Causas da queda do avião são investigadas

Relatórios preliminares da Inteligência dos Estados Unidos e outros países ocidentais reportaram, na quinta-feira (24), que o acidente pode ter sido causado por uma bomba ou outro dispositivo explosivo colado na aeronave. Há, ainda, a teoria de combustível adulterado

O chefe do grupo Wagner estava a bordo da aeronave com outras nove pessoas, nesta quarta-feira (23). Ainda não há um relatório final o que provocou o incidente com veículo que estava a caminho de São Petersburgo. 

Também não foi detectado o lançamento de nenhum míssil ou armamento que possa ter causado o acidente. 

A Inteligência norte-americana, contudo, ainda não confirmou a morte de Priozhin, embora, outras entidades já atenham confirmado. O grupo Wagner também não confirmou a morte de seu líder. 

Ordem de Putin

Ao New York Times, autoridades da Europa e dos Estados Unidos, que não quiseram se identificar, informaram que a ordem de morte do líder do grupo paramilitar partiu de Vladimir Putin, presidente russo. 

Para Putin, o motim protagonizado por Prigozhin, em junho, contra a contra a cúpula militar do Kremlin foi um dos maiores desafios de todo o governo do ditador.

Como ocorreu a queda 

Um vídeo mostra o momento em que o avião Embraer Legacy 600 com o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, a bordô caiu, nesta quarta-feira (23), na região de Tver, na Rússia. A bordo haviam dez pessoas, ninguém sobreviveu. 

Nas imagens é possível ver o avião caindo do céu e populares gritando com o ocorrido. Conforme as agências Ria Novosti, TASS e Interfax, o voo seria entre Moscou e São Petersburgo.  

Quem foi Yevgeny Prigozhin