Vídeo mostra momento exato em que dono de site de notícias é executado no Pirambu; assista

A vítima foi surpreendida por um homem armado, enquanto caminhava pela rua

Escrito por Emanoela Campelo de Melo e Jéssica Costa , seguranca@svm.com.br
jornalista morto pirambu
Legenda: O jornalista foi abordado pelas costas e alvejado à queima-roupa
Foto: Reprodução

O dono de um site de notícias, Givanildo Oliveira da Silva, morto a tiros no Pirambu, foi surpreendido por um homem armado enquanto caminhava pelas ruas do bairro. A reportagem do Diário do Nordeste teve acesso às imagens de câmeras que flagraram a execução do comunicador.

VEJA ABAIXO:

No vídeo é possível perceber que Givanildo caminhava pela rua, onde outros populares estavam por perto, quando um homem com roupa similar a de um gari o aborda pelas costas e começa a efetuar os disparos de arma de fogo.

Givanildo foi executado horas após publicar em um site do qual era proprietário sobre a prisão de Francisco Airton Vieira, suspeito de participar de um duplo homicídio horas antes.

O crime aconteceu por volta das 20h30 desse domingo (7). Logo após o proprietário do site ser baleado e o criminoso fugir, dezenas de populares se aproximam do corpo e acionam socorro hospitalar.

VOZ SILENCIADA

Nesta terça-feira (8), foi divulgado nas redes sociais que a página da qual Givanildo era administrador deixará de publicar assuntos policiais.

O governador do Ceará Camilo Santana se pronunciou nas redes sociais afirmando que estes crimes de violência são inaceitáveis.

Legenda: Governador fez uma postagem listando diversos casos de violência nas últimas 24 horas no Ceará
Foto: Reprodução

Camilo pediu respostas imediatas sobre a morte do comunicador e demais crimes registrados no Estado nas últimas horas, a exemplo de uma chacina no Interior.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lamentou a morte do comunicador e cobrou a apuração do crime "para saber se está relacionado a atuação do comunicador popular".

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lamentou e repudiou o crime, ressaltando apresentar todos os indícios de ser uma retaliação ao trabalho da vítima como jornalista. A entidade também disse esperar do Estado uma rápida apuração do crime e a punição dos responsáveis. 

"É inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão. Também preocupa o grave efeito de tais ataques à democracia, como a suspensão, por parte de um site regional, do noticiário policial, medida adotada pelo Portal Fortaleza para preservar a integridade física de sua equipe", disse a Abraji. 

Já a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as polícias Militar e Civil estão em diligências com o intuito de "identificar a autoria do crime". O caso está sendo apurado pela 8ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados