Grávida e outras três pessoas são assassinadas em chacina em Maranguape

Crime foi registrado na madrugada desta terça-feira (14)

Escrito por Redação ,
Fachada Delegacia Metropolitana de Polícia Civil de Maranguape
Legenda: Delegacia de Maranguape investiga os homicídios
Foto: Leábem Monteiro/SVM

Uma mulher grávida e outras três pessoas foram assassinadas, nesta madrugada de terça-feira (14), em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As vítimas foram mortas no distrito de Amanari. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O caso, por definição, é uma chacina.

A SSPDS informou que uma das vítimas é um homem, de 22 anos, com antecedentes criminais por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi a óbito em via pública. "Outras duas vítimas do sexo masculino e uma do sexo feminino, que ainda não foram identificadas formalmente, foram a óbito no interior de residências próximas ao local", diz a SSPDS.

Até esta manhã, nenhum suspeito de envolvimento nos crimes foi preso, conforme informações da Verdinha.

Segundo o secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Segurança Pública, Sérgio Pereira, uma força-tarefa foi estabelecida para investigação do caso.

"O desentendimento com relação a essas organizações [criminosas] é uma das linhas de investigação", afirmou Pereira durante entrevista ao vivo à rádio Verdinha. Ele esteve na Delegacia de Maranguape para indicar que "o aparato da Secretaria está à disposição" para investigação do caso.

Veja também

Em diligências pela área, as equipes das Forças de Segurança do Ceará "apreenderam 33 munições de arma de fogo de diferentes calibres, bem como objetos pessoais e um aparelho celular". Os itens serão utilizadas para auxiliar as investigações. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está "com os trabalhos investigativos em andamento, com o intuito de identificar e capturar os suspeitos", ressaltou a SSPDS.

Fim de semana violento na Grande Fortaleza

Os homicídios acontecem logo após um fim de semana violento na RMF. Uma fonte da Polícia detalhou que a Grande Fortaleza registrou 11 assassinatos e dois achados de cadáver entre a última sexta-feira (10) e o domingo (12). 

Na madrugada de sábado (11), um policial militar e outra pessoa foram mortos e outras seis pessoas ficaram feridas, em uma casa de shows na avenida Padre José Holanda do Vale, no bairro Cágado, em Maracanaú. 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) publicou nota de pesar sobre a morte do agente, que tinha 14 anos de carreira: "O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição".

Em outro tiroteio no mesmo dia, uma criança de 9 anos foi morta e outras cinco pessoas ficaram baleadas, em Guaiúba. Informações preliminares dão conta que a vítima estava em uma festa de aniversário quando foi atingida. Dois homens, de 22 e 26 anos, foram presos em flagrante, em abordagens distintas, e a participação deles no crime é investigada. 

Já no domingo, um ataque criminoso surpreendeu moradores de um condomínio no bairro Novo Pabussu, em Caucaia, também na Região Metropolitana de Fortaleza. A reportagem apurou que criminosos efetuaram vários disparos em um portão do residencial e depois arremessaram um veículo contra o mesmo portão. O carro, em seguida, foi incendiado.

A SSPDS confirmou, em nota, que "a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) apura as circunstâncias de uma ocorrência de dano, que aconteceu nesse domingo, no município de Caucaia".

Duas fontes ligadas à Pasta confirmaram à reportagem do Diário do Nordeste que as ações criminosas do fim de semana têm ligação com a disputa entre facções por território para o tráfico de drogas. Dois grupos de origem cearense e uma facção oriunda do Rio de Janeiro estão envolvidos nos confrontos.

Em nota, a SSPDS destacou as prisões realizadas no mesmo período. 

"Entre as prisões realizadas durante as ofensivas no fim de semana, destacam-se as capturas de quatro suspeitos de homicídio em Fortaleza e Caucaia. As ações incluem a captura de um trio suspeito de homicídio em Caucaia - Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), durante uma edição da operação Focus, deflagrada nesse sábado (11). Além disso, destaca-se a prisão de um homem suspeito de homicídio, pelo Grupo Integrado de Inteligência e Investigação, no bairro Floresta (AIS 4) da Capital, em ação realizada na sexta-feira (10). A SSPDS reforça que as ações de enfrentamento à criminalidade culminaram na redução de 5,1% Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no acumulado entre janeiro e setembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022".

Assuntos Relacionados