Facção planejou Chacina de Itarema após ver rivais em festa através de 'live' na rede social

A motivação da matança foi a guerra entre facções por território para o tráfico de drogas, segundo a investigação da Polícia Civil

Escrito por Messias Borges , messias.borges@svm.com.br
Jovens se divertiam em uma casa, em Itarema, na noite anterior à Chacina
Legenda: Jovens se divertiam em uma casa, em Itarema, na noite anterior à Chacina
Foto: Reprodução

Uma 'live' (transmissão ao vivo) publicada na rede social Instagram mostra jovens dançando, ingerindo bebidas alcoólicas e se confraternizando. Ao ver rivais nessa festa, integrantes de uma facção criminosa carioca decidiram realizar um ataque, poucas horas depois. Quatro pessoas foram mortas a tiros, na madrugada da última segunda-feira (30), na Chacina de Itarema, no Interior do Ceará.

Conforme um relatório da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), a ordem para o cometimento da Chacina partiu de Davi Sousa de Oliveira, o 'Fazendeiro', de 23 anos - preso na última terça (31), em Fortaleza. E a motivação da matança foi a guerra entre facções por território para o tráfico de drogas.

Na 'live', uma jovem que dançava estava com uma tornozeleira eletrônica - monitorada pelo Sistema de Justiça do Estado. Enquanto homens fazia um símbolo, com as mãos, que remete à uma facção de origem cearense.

Ao ver a transmissão ao vivo, 'Fazendeiro' procurou seus comparsas, ainda na noite de domingo (29). "Ei, man (macho), onde é isso aí? Tu não tem uns cara... Pra nós ir buscar eles aí, agora?", questionou, em um áudio enviado para Henrique do Nascimento Moreno.

A dupla recrutou pelo menos outros dois comparsas - já identificados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso. O grupo invadiu a residência onde acontecia a festa, por volta de 4h30, e executou quatro pessoas, que dormiam no imóvel: duas mulheres, de 20 e 24 anos, uma adolescente de 13 anos e um adolescente de 17 anos.

Morte e prisão de suspeitos

Ao saber da Chacina, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) montou uma operação policial em Itarema, com dezenas de policiais civis e militares, além de equipes de inteligência. Até o secretário Samuel Elânio se deslocou para o Município.

Dois suspeitos foram identificados e trocaram tiros com a Polícia, segundo a SSPDS. Henrique Moreno (que tinha participado do planejamento da matança), conhecido como 'Caranguejo', 23, foi baleado e não resistiu aos ferimentos, poucas horas depois da Chacina, na segunda-feira (30). O outro homem fugiu.

Na sequência das buscas, as Forças de Segurança identificaram que o mandante da Chacina havia se deslocado para Fortaleza. Davi de Oliveira, o 'Fazendeiro', foi localizado e preso em uma residência, no bairro Barroso, na última terça (31).

Jeremias Teixeira de Sousa, 27, que acompanhava 'Fazendeiro', também foi preso em flagrante, por tráfico de drogas, já que a dupla estava na posse de 35 gramas de maconha. A sua participação na Chacina também é investigada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados