Banca que cobrava agendamentos no Vapt Vupt de Messejana é alvo de buscas da Polícia Civil

A Polícia Civil recolheu aparelhos celulares, notebooks e outras mídias

Escrito por Redação ,
Polícia fecha bancas de agendamento pago para emissão de RG em Vapt Vupt de Fortaleza
Legenda: Os serviços, que devem ser fornecidos de forma gratuita, estavam sendo cobrados por um grupo de pessoas ao redor do Vapt Vupt
Foto: Arquivo pessoal

Uma banca de utilidades que cobrava pelo agendamento de senhas para emissão de documentos no Vapt Vupt do bairro Messejana, em Fortaleza, foi alvo de operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (14). 

Instalada na frente do equipamento estadual, a venda cobrava R$ 30 pela marcação de horários para terceiros. A reserva era feita por um grupo de pessoas que, além do valor, solicitava nome completo, CPF  e nome da mãe do interessado. 

Além do agendamento, o grupo prometia antecipar ou trocar datas para acesso aos serviços. 

Outras atividades exercidas na banca incluíam emissão de 1ª via do CPF, vagas e consultas de emprego, emissão de boletos da Sefaz, Cagece e Detran, dentre outros.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido por policiais da Delegacia Defraudações e Falsificações (DDF). No local, foram recolhidos celulares, notebook e outros materiais "com o objetivo de  combater supostas cobranças para realização de agendamentos on-line de serviços gratuitamente ofertados em unidades do VaptVupt", informou a PCCE. 

Ainda segundo a corporação, os alvos são suspeitos de cometerem crimes de atentado contra segurança ou funcionamento de serviço de utilidade pública previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro nos bairros Messejana e Luciano Cavalcante. 

Veja também

Polícia fecha bancas de agendamento pago para emissão de RG em Vapt Vupt de Fortaleza
Legenda: Além do agendamento da Carteira de Identidade Nacional(CIN), outros serviços eram oferecidos de forma explícita por essas pessoas
Foto: Beatriz Irineu

CONFIRA O COMUNICADO

"A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou na manhã desta quarta-feira (14), por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), uma operação que deu cumprimento a mandados de busca e apreensão contra alvos suspeitos de cometerem crimes de atentado contra segurança ou funcionamento de serviço de utilidade pública previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro, nos bairros Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), e Luciano Cavalcante (AIS 10), em Fortaleza. Celulares, notebook e outros materiais foram apreendidos pelos policiais civis com o objetivo de combater supostas cobranças para realização de agendamentos on-line de serviços gratuitamente ofertados em unidades do VaptVupt. As investigações seguem em andamento e estão a cargo da DDF."

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.